A propósito dos vários cursos on-line e de todo o debate sobre como apreendemos e como transmitimos conhecimento, segue a longa citação abaixo. O tema problema é o mesmo do post anterior, afinal, como aprender coisas que efetivamente irão mudar na nossa vida? E aqui a ideia é mais ampla do que os debates de Igrejas, que também promovem tal ideia em larga escala, estamos falando de uma profissão de pedreiro (livres ou não), marceneiro, pintor, etc… Qual o melhor método para apreender tais ofícios? E quando você poderá se sentir alguém que domina tal prática ou profissão?
“Os limites do discurso filosófico são provenientes também de sua incapacidade de transmitir, por si só, a seu ouvinte o saber, com mais forte razão a convicção. O discurso por si não pode agir sobre o ouvinte se não há colaboração da parte dele.”
“Já na ordem teorética, não basta entender um discurso, nem mesmo repeti-lo, para saber, isto é, para chegar à verdade e à realidade. É necessário, primeiramente, para compreender o discurso, que o ouvinte já tenha uma experiência disso que fala o discurso, uma familiaridade com seu objeto. Precisa-se, a seguir, de uma lenta assimilação, capaz de criar, na alma, uma disposição permanente, um habitus.”
“Como para Platão, o verdadeiro saber, aos olhos de Aristóteles, só nasce por uma longa frequentação os conceitos, os métodos, mas também os fatos observados. É necessário experimentar demoradamente as coisas para conhecê-las, para familiarizar-se tanto com as leis gerais da natureza como com as necessidades racionais ou as exigências do intelecto. Sem esse esforço pessoal, o ouvinte não assimilará o discurso e eles serão inúteis.”
Pierra Hadot. O que é é a Filosofia Antiga? trad. Dion David Macedo. São Paulo: Ed. Loyola. 2014 pp. 135-6
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Filosofia Antiga
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2. Os filósofos pré-socráticos
3. Sócrates e os Sofistas
4. Platão
5. Aristóteles
6. Pós-socráticos ou período Helênico
Filosofia Medieval
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- Filosofia Cristã – Agostinho de Hipona
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- Crise da escolástica – perguntas de nossos dias
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