Agradecimento aos Internautas.

Agradecimento aos Internautas.

Acadêmica Maçônica de Filosofia.

Prof. Me. Cídio Lopes de Almeida

LOPES DE ALMEIDA, C. Acadêmica Maçônica de Filosofia. São Paulo: AMF3. 2007. Acessível em: https://amf3.com.br/agradecimento-aos-internautas

 

Edição de 2021

Fizemos ajustes no texto. Mantivemos a estrutura original. Apenas registramos que essa ideia migrou de vez para o formado EAD como encontra-se hoje aqui em amf3.com.br/ead. O projeto continua com algumas alterações. A ideia de oferta de conteúdo de qualidade e de um modelo de custeio diferenciado se mantém. Aqui no site você tem acesso a quase 1000 textos gratuitamente para esse primeiro contato; Só solicitando taxas para os cursos sistemáticos e orientações pontuais. Atividade sempre enquadrada na nossa profissão de Professor particular de filosofia.

Edição de 2010

Quero agradecer de coração ao carinho dos leitores com nossos Blog e com o conteúdo publicado nele. A ideia de uma Academia Maçônica de Filosofia é um projeto que bem sendo pensado a tempo por alguns Maçons de São Paulo. Não se trata de um projeto de uma cabeça apenas, mas de um grupo. Como não vivemos de maçonaria, problemas de força maior tem impedido de colocar no ar nossa plataforma de Educação a Distância (EAD). Por outro lado, temos caminhado bastante em atividades concretas aqui em S.P.

 

Edição Original de 2007

Algumas notas sobre nosso projeto de Acadêmica Maçônica de Filosofia.

Por que Academia?

Existe vários jeitos de produção de conhecimento. Não podemos negar que a internet é um lugar fantástico para tal. Contudo, tem muita coisa louca, sem sentido, bizarras. Dá a tônica de Acadêmico à produção do conhecimento é dizer que iremos ter uma lógica especifica na produção dos textos e não o famoso “eu acho”. Os indivíduos envolvidos nesse projeto são pessoas com qualificação acadêmica ordinária dedicados a pensar filosofia, que não é exclusividade maçônica, e suas implicações com a Ordem. Em geral somos professores de Filosofia com graduação, mestrado e doutorado.

Por que Maçônica de Filosofia?

Porque se pretende discutir o pensamento filosófico à maneira das confrarias e não das Faculdades contemporâneas. Pensa-se que é fundamental para a pesquisa filosófica uma relação de comunidade e não de “panelinha”, comum nas universidades públicas. Ademais, a Maçonaria é uma Instituição que tem como base de justificativa o legado da Filosofia Ocidental e algumas correntes da Filosofia Oriental. Trata-se, portanto, de uma Instituição muito salutar para um pais mais democrático e com uma “entrada” no tecido social do Brasil sem precedentes.

Forma de custeio diferenciado!

Existe na internet muita coisa relacionada à maçonaria que é na verdade “caça níquel”, isto é, o tema maçonaria desperta profundo interesse nas pessoas. Do outro lado tem alguns espertos que se aproveitam disso para fazer dinheiro. Certamente tudo tem um custo, mas nos recusamos a custear essa oferta de formação nos modelos que notamos na internet. A formação filosófica como se desenvolve na maçonaria é algo tão sério e profundo e vinculado à dimensão da identidade das pessoas. O modelo de custeio considera isso. Ademais, existem muita coisa de péssima qualidade, textos fracos e que não dizem nada sendo ofertado como info-produtos.

Uma outra prática é a de sites de Lojas ou “Academias Superior Maçônica” que procuram no “frigir-dos-ovos” ganhar dinheiro com a boa vontade das pessoas. Podem até prestar um bom serviço no que toca à introdução na Maçonaria, mas as Lojas não foram pensadas para ser algo que dure. Prestam um serviço a curto prazo e depois despacha os iniciados para as Lojas “normais” e pertencentes às organizações maçônicas ditas “oficiais”. Geralmente esses projetos pertencem a indivíduos e não a grupos de pessoas, portanto são negócios individuais.

O de graça tem algumas dificuldades, mas pretende-se ter qualidade. Sem promessas espetaculares, mas reais e lentas. Também, por ser gratuito, não aceitaremos aqueles “aloprados” com pensamentos loucos sobre tudo e nada. Imitando o Apóstolo Paulo, que não cobrava para pregar, pretendemos ensinar com liberdade e compromisso com o pensar radical.

Um grande abraço e agradeço em especial aos conterrâneos, os de Conselheiro Pena e os que estão nos Exterior, aos meus alunos por esse Brasil (Maranhão, Bahia, Espírito Santo e São Paulo), aos Irmãos de Loja, aos participastes de palestras que tem comentado, através de e-mail ou pessoalmente, sobre o conteúdo do site e que tanto me estimula.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo autoral!