O que é Pedagogia?
O que é pedagogia
Prof. Me. Cídio Lopes de Almeida 
A PEDAGOGIA PODE SER VÁRIAS COISAS
Quando
cursei Pedagogia, após já ter feito Filosofia e Teologia, costumava utilizar do
estilo do filósofo Nietzsche, a intempestividade, para produzir
um espanto nos demais colegas. O recurso era dizer que não gostava de “Escola” e que Pedagogia não
era “escola-logia”, um tipo de ciência que tem por objeto a instituição escola.
O
prazer da intempestividade certamente gera deleite
apenas em quem propõe o anátema. E nada mais além disso. Contudo, o debate
sobre o que é Pedagogia pode ser posto de outras formas e, desse modo,
apresentar alguma contribuição para esse campo do saber que se insere entre os mais estratégicos das sociedades contemporâneas
informacional.
Existe,
por exemplo a pergunta se não seria melhor dizer, como podemos encontrar entre
argentinos e outros de língua espanhola, “Ciência da Educação” e não apenas
Pedagogia, referente à ideia grega do “escravo” (servo) que conduzia um aprendiz.
Ademais, por uma seria de fatores a Pedagogia foi reduzido à escola, e essa é a
questão a ser pensada.
Em
termos histórico, reduzir a Pedagogia à escola é desconhecer o fato de que a
Escola não existiu sempre como a conhecemos hoje.
Esse modelo nos remete à Revolução Francesa e a necessidade das sociedades
modernas em formar em larga escala as pessoas para que elas possam viver em
sociedade enquanto indivíduos portadores de direitos e deveres. Ideologia que funda os Estados Modernos. (Em nota,
devemos lembrar que na Arábia “Saudita”, não existe sociedade civil, portanto,
não é possível falar em direitos e deveres naquele
aliado de primeira linha dos EUA; defensor das
democracias…)
Portanto, só no contexto das revoluções modernas é que podemos
compreender a escola. Por outro lado, educação é algo mais amplo. Sempre houve
educação, não só lá entre os Gregos Antigos, século V a.C., mas podemos
verificar sistemas de educação em civilizações muito
antigas, como persas, egípcios, etc. Se tomarmos as culturas existentes onde hoje chamamos de Américas
também veremos sistemas de educação.
Para
além da Escola, há a educação. E essa questão deverá retomar os debates
pedagógicos com a criação do Conselho Federal do
Pedagogo, que após vários anos em tramitação, encontra-se em fase final (veja aqui). Nesse novo quadro, o Pedagogo será enquadrado entre as profissões
liberais e seu domínio profissional irá ganhar a delimitação oficial que já
gozam outras profissões como psicologia, direito,
medicina, etc. Oportunidade que também colocará em que terreno deverá atuar
esse profissional liberal fora das instituições escolares. Em que consistirá
seu nicho, por exemplo, dentro das empresas? Em consultório, o que lhe será próprio? o que não será objeto da psicologia, mas
da pedagogia?
Nessa
fase certamente a própria pedagogia se perguntará: mas afinal o que é próprio
da pedagogia? Por que habitualmente são os psicólogos a dizerem o que são os
processos cognitivos? Por que a pedagogia se vê
acossada em propor terapias cognitivas? Por que chovem os psicólogos
comportamentalistas, com seus testes fetiches, a se apresentarem como sendo
eles os habilitados a “tratar” educandos com problemas de aprendizado?
Enfim, afinal, qual é mesmo o campo da Pedagogia, já
que temos a sensação de sermos tolhido por todas as demais epistemologias?

Enfim, finalmente a pedagogia poderá
retomar seu campo de saber-poder.

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