Uma democracia não se faz de bons partidos, mas de com boas organizações políticas da Sociedade Civil.
Essa postura é necessária, pois quando houver corrupção no partido que você tem afinidade, o mesmo deve enfrentar as Leis do Pais. E quando isso ocorrer no partido que defende posições com as quais você não comunga também deve haver denúncias.
Nesse cenário temos um ditador financiando uma escola de samba. A qual, aliás, ganhou. Existem várias perguntas a serem feitas e que não estão sendo apresentadas pela grande mídia. A mesma empresa de comunicação que detém os direitos de transmitir o Carnaval do Rio, que se dedica a com esmero em denunciar todos os dias casos de corrupção, nada ou muito pouco falou desse patrocinador.
Outrora, quando Hugo Chaves o fez, e aqui não me lembro como foi feito, a mesma mídia denunciou, etc…
Esse é problema do Brasil. Precisamos, enquanto sociedade civil, pautar nossas reflexões de modo autônomo. Para aqueles que odeia o PT e vão morar em Miami, a questão é mais complicada. Devemos ter sim afinidade políticas, mas devemos saber quando os políticos e os medias metem. E esse aprendizado deve ser tanto para a esquerda quanto para a direita. Não pensem que a esquerda é uma única coisa; será comum os carreiristas…
Tomas essa ou aquela posição política não pode nos levar a um tipo de cegueira. Temos que aprender a avaliar e denunciar tudo o que foge à função do político. Temos que fiar nossos juízos segundo bons argumentos; elaborados em bases lógicas;
Ao fazer as perguntas mais básicas vemos quanto lacunas; será que um único partido é responsável por tanto? E em estados como São Paulo, onde a direita governa desde sempre, em que sentido o PT seria culpado? Qual a culpa do PT no problema da Sabesp?
Enfim, precisamos nos dar contas que até mesmo o partido com quem me identifico pode cometer erros e que pessoas dentro do partido pode agir em causa própria; preciso ter mais informações para abonar ou não a atitude de um representante do partido que defendo; e quando as informações não baterem ir atrás.
Assim, porque o problema da SABESP não é problema? Porque o governador do PSDB Beto Richa queria “pegar” o dinheiro da previdência dos funcionários públicos para arrumar a casa? (ele era o governo anterior e que não arrumou) Porque o indicado do Anastasia(PSDB) e ex-governador de Minas perdeu a eleição?
Ademais, temos ainda o caso do metrô de São Paulo e o esquema de corrupção em Minas Gerais ligado ao PSDB. Porque tais noticias não vão para o jornal nacional?
Enfim, um ditador, ao contrário de Hugo Chave que passou pelo crivo várias vezes do eleitorado, deveria ter recebido a atenção da mesma mídia que tanto ataca a democracia brasileira.