AMF3 - Maçonaria na Universidade

 

Cídio Lopes de Almeida

Doutorando Faculdade Unida de Vitória

Bolsista FAPES

cidioalmeida@gmail.com.br

 

 

O projeto AMF3 Maçonaria na Universidade visa inserir o tema da maçonaria como fenômeno social no circuito formal da pesquisa acadêmica das Ciências das Religiões, área 44 da CAPES. Apesar da sua grande capilaridade social entre nós brasileiros, salta aos olhos a ausência da maçonaria como objeto de pesquisas de mestrados ou doutorados em geral e a escassez quase total na área 44.

Só muito recente alguns trabalhos têm logrado esse êxito. Pontualmente só existe uma revista no Brasil que se enquadra nesse requisito, a Ciência & Maçonaria editada pelo Pesquisador Prof. Me. Kennyo Ismail, sendo classificada/avaliada pelo sistema Qualis Capes Educação em B2. Outra referência no campo da História, tem sido os trabalhos a partir do Prof. Dr. Alexandre Mansur Barata, Universidade Federal de Juiz de Fora. Ademais, quando buscamos nos bancos de dissertações de mestrados e teses de doutoramentos no sistema Capes, temos duas situações que denotam essa pouca presença.

Os trabalhos existentes, em grande parte das ciências sociais e humanas, se tomado como fato a presença da maçonaria no Brasil desde o século XIX, são muito recentes, sendo otimista, dos últimos 15 anos. E em algumas áreas, não conseguimos localizar trabalhos, nomeadamente no Campo das Ciências das Religiões (área CAPES 44) foi localizado um trabalho de mestrado na Universidade Presbiteriana Mackenzie, mas até o momento não encontramos no Brasil doutorados nesse campo que trate sobre o tema da Maçonaria.

Se perspectivamos que em junho de 1969 surge o Colegiado de Ciências das Religiões da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, depois, do mestrado da PUC-SP em 1978 e UMESP em 1979, a ausência de trabalhos sobre maçonaria é sintomática. Devemos rememorar que no Brasil as pesquisas em Ciências das Religiões em si já é tardia. A referência da obra Comparative Mhythology (1856) de Max Müller (1823 – 1900) como marco da “ciência da religião” destaca isto. Portanto, além de ser um campo recente comparado ao contexto da própria ciência da religião, nele ausenta-se o tema da maçonaria.

No contexto acadêmico mais alargado temos ampliado este repertório no contexto e a partir da Revista de Estudios Históricos de la Masonería Latinoamricana y Cribeña, sediada na Universidade de Costa Rica. Através da qual temos tomando contato com as produções em Espanha, México, Cuba, Argentina e Equador. Cenário que destacamos a pesquisa do historiador espanhol Jose Antonio Ferrer Benimeli, que desde 1971 tem publicado em termos acadêmicos sobre o tema da maçonaria.

            A Maçonaria não é religião no sentido dos monoteísmos majoritários na nossa cultura. Contudo, como fenômeno social partilha vários tópicos com as religiões. Se considerarmos a ideia de Mircea Eliade, que sob este termo religião podemos considerar a experiência do sagrado e ligada a ideia de “ser, “significado” e “verdade”, veremos que a Maçonaria partilha ou possui vários elementos religiosos.   Podendo citar ainda preocupações éticas, uso da linguagem simbólica, o interesse por uma faixa temática da filosofia partilhada com a teologia e os desafios atinente à vida comunitária.

Considerando uma Loja Maçônica uma comunidade que se aglutina em torno de uma “Filosofia de Vida”, podemos ainda notar que no interior dela há dinâmicas sociais que enfrentam os mesmos desafios das comunidades religiosas no geral. E nesse quadro, pesquisar a maçonaria no âmbito de Mestrados e Doutorados em Ciências das Religiões é uma estratégia que visa fornecer produção de conhecimento científico capaz de contribuir com este fenômeno social, sobretudo na medida em que ele incidência na esfera pública da sociedade brasileira.

O projeto de pesquisa de doutorado “Maçonaria enquanto Fenômeno Religioso Baseado em Filosofia de Vida” conta com bolsa da Fundação de Apoia à Pesquisa do Espírito Santo – FAPES. É desenvolvido na Faculdade Unida de Vitória sob a orientação do Prof. Dr. José Adriano Filho. Os desdobramentos profissionais desta ideia tem sido circunscrita inicialmente neste âmbito de pesquisa.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo autoral!