A propósito da lenda da palavra perdida na maçonaria o
fragmento que segue pode nos auxiliar em que medida tal recurso didático existe
na Ordem.
fragmento que segue pode nos auxiliar em que medida tal recurso didático existe
na Ordem.
“Na Grécia arcaica, a palavra verdadeira ou alétheia possui três características
principais:
principais:
11)
é uma palavra eficaz, isto é, uma ação, uma
potência de realização, uma força realizadora que pode aumentar ou diminuir em
poder e por isso é uma função sócio-religiosa de soberania. Eis por que a
palavra de louvor e a palavra de censura são tão importantes: quando o poeta ou
o adivinho louvam alguém, este alguém não mais será esquecido, torna-se
verdadeiro, isto é, imortal; ao contrário, quando há censura, o silêncio cai
sobre este alguém e sobre seus feitos, e ele se torna esquecido, perde a verdade
e morre;
é uma palavra eficaz, isto é, uma ação, uma
potência de realização, uma força realizadora que pode aumentar ou diminuir em
poder e por isso é uma função sócio-religiosa de soberania. Eis por que a
palavra de louvor e a palavra de censura são tão importantes: quando o poeta ou
o adivinho louvam alguém, este alguém não mais será esquecido, torna-se
verdadeiro, isto é, imortal; ao contrário, quando há censura, o silêncio cai
sobre este alguém e sobre seus feitos, e ele se torna esquecido, perde a verdade
e morre;
22)
é uma palavra prática (e não teórica), isto é, falar é fazer. Ao ser proferida, a
palavra verdadeira possui o poder de fazer vir a ser, de fazer acontecer o que
é dito;
é uma palavra prática (e não teórica), isto é, falar é fazer. Ao ser proferida, a
palavra verdadeira possui o poder de fazer vir a ser, de fazer acontecer o que
é dito;
33)
é uma palavra que se relaciona com três forças
positivas: a justiça (dike), a
confiança e fidelidade (pístis) e a
doce ou suave persuasão (peithó).
Personificadas, são três deusas ligadas à verdade e à luz; em oposição a elas,
no campo do esquecimento/erro/engano/mentira, que é o mundo escuro de Léthe, estão três outras forças: a
injustiça (adikía), a desconfiança e
infidelidade (pseudés) e a sedução
mentirosa (apáte).
é uma palavra que se relaciona com três forças
positivas: a justiça (dike), a
confiança e fidelidade (pístis) e a
doce ou suave persuasão (peithó).
Personificadas, são três deusas ligadas à verdade e à luz; em oposição a elas,
no campo do esquecimento/erro/engano/mentira, que é o mundo escuro de Léthe, estão três outras forças: a
injustiça (adikía), a desconfiança e
infidelidade (pseudés) e a sedução
mentirosa (apáte).