Curso Filosofia da Educação
Escola de Filosofia
Currículo do Prof. Me. Cídio Lopes
Curso
de Filosofia da Educação – AMF3 Escola de Filosofia
Prof. Me Cídio Lopes de Almeida
doutorando em Ciências das Religiões
Faculdade Unida de Vitória
Apresentação (O quê?)
O
tema da educação é recorrente na Filosofia. Os sistemas filosóficos da Grécia
Antiga, século V a.C., ao preconizar um sistema de conhecimento, seja ele
pitagórico, platônico, estoico, epicurista, cínico, etc., já implicava
logicamente um caminho para se alcançar aquele saber. Caminho, método, que além
de se relacionar estreitamente com a epistemologia, também o era uma proposta
educacional.
Assim
podemos revisitar textos estratégicos da história da filosofia e neles
verificar os temas educacionais. Certamente os grandes pensadores em matéria de
filosofia da educação da atualidade se servem desse longo percurso teórico para
discutir a contemporânea Filosofia da Educação e mesmo as teorias educacionais.
Método (Como?)
O
curso se organiza na tríade “Envolver – Apropriar – Conteúdo”.
Desenvolvendo
os termos:
· “Envolver” consiste em tornar a
proposta para os participantes algo estimulante e prazeroso. Assim era a marca,
dentre outras, dos membros da Academia
Platônica, fundada no século V a.C. em Atenas.
· “Apropriar” é o desejo de todo
participante de um curso, saí dali sabendo algo de novo, contudo, e aqui reside
uma inovação do presente curso, são raros os cursos que permitem e incentiva o
participante a ser sujeito do processo de aprendizado. Apesar de se falar tanto
no tema, na prática temos a velha “profecia”, isto é, um indivíduo que proferi,
professa, expõe uma gama de conhecimento que ele memoriza e consegue falar sem
recorrer a uma leitura.
· “Conteúdo” é a parte foco, o objeto
que almejamos compartilhar e que o participante, o investigador, irá possuir
após fazer o curso conosco. Essa parte é o objetivo de todos os cursos e
que achamos pertinente, pois há um objeto teórico a ser partilhado e ele
precisa existir. No nosso caso é a Filosofia da Educação.
Justificativa (Por que?)
Os
cursos de Filosofia em geral e de Filosofia da Educação em específico tendem a
serem meros conglomerados de argumentos. Considerando a ideia de que é preciso
de um contato estética para se acessar o conhecimento, ideia que desenvolvemos
em nosso livro “Estética e Educação em Nietzsche”, projetamos esse curso para
provocar nos estudantes de Pedagogia e de licenciaturas em geral, uma
experiência única. Filosofia não será mais compreendida como “coisa
abstrata”, como nuvens lá no céu distantes de nossa vida aqui na terra
que, apesar de belas, são voláteis, passageiras e só servem para observarmos em
dias de inspiração. O contato estético é o diferencial e motivador desse curso
de extensão universitária. E
acreditamos que é dessa descida da filosofia e de sua penetração no corpo de
todos os participantes, dessa “encarnação filosófica” é que filosofia será algo
prazeroso e proveitoso na prática docente. Tal importância da filosofia na vida
é que justifica não só esse curso, mas justifica os 2500 anos de história da
filosofia.
Local (Onde?)
O
curso será 100% EAD no endereço abaixo:
https://www.amf3.com.br/ead/login/index.php
Datas (Quando?)
O método segue a dinâmica de quando
você entrar no curso. Ele seguirá uma rotina semanal.
1a. semana
·
Filosofia Antiga: A academia de Platão e sua prática ( 9:00
– 12:00 — 13:00 – 16:00; 6 horas de atividades)
·
Elaboração de síntese escritas da aulas (4horas)
2a. semana
—
Filosofia Antiga: Escolas Helenística e suas práticas ( 9:00 – 12:00 — 13:00 –
16:00; 6 horas de atividades)
–
Elaboração de síntese escrita das
aulas (4horas)
3a. semana
·
Filosofia Medieval: A filosofia nas comunidades Judias,
Islâmicas e Cristãs como prática de vida. ( 9:00 – 12:00 — 13:00 – 16:00; 6
horas de atividades)
·
Elaboração de síntese escrita das aulas (4 horas)
4a. semana
·
Filosofia Moderna: A escola em face da Revolução Francesa e
Industrial. ( 9:00 – 12:00 — 13:00 – 16:00; 6 horas de atividades)
·
Elaboração de síntese escrita das alas (4 horas)
5a semana
·
Filosofia Moderna: Romantismo Alemão como reação ao
Iluminismo. ( 9:00 – 12:00 – 13:00 – 16:00; 6horas de atividades)
·
Elaboração de síntese escrita das aulas (4 horas)
6a semana
·
Filosofia Contemporânea: Nietzsche e sua Estética aplicada
a Educação. ( 9:00 – 12:00 – 13:00 – 16:00 ; 6 horas de atividades)
·
Elaboração de síntese escrita das aulas (4horas)
7a. semana
·
Filosofia Contemporâneas: A descoberta da Criança e suas
implicações para as correntes educacionais. (9:00 – 12 –
13:00 – 16:00; 6horas de atividades)
·
Elaboração de síntese escrita das aulas (4horas)
8a. semana
·
Filosofia Contemporânea: As correntes educacionais no
Brasil do século XX, influências positivista, iluminista, sócio-interacionistas,
conservadora católica, entre outras.
·
Elaboração de síntese das aulas (4horas)
9a. semana
·
Filosofia Contemporânea: Paulo Freire X Ivan Ilich, da
crença numa escola redimida E
revolucionária (FREIRE) à morte da
escola (ILICH).
·
Elaboração de síntese das aulas (4 horas)
10a semana
·
Filosofia Contemporânea: Deleuze e o saber como criação
poética. AMF3 Escola de Filosofia e a filosofia na Lusofonia como Filosofia de
Vida. Agostinho da Silva e o ‘fazer-se poema’.
·
Elaboração de síntese das aulas (4horas).
11a semana
·
Elaboração na forma de artigo de todo o curso de Filosofia
da Educação AMF3
12a semana (10
horas)
–
Apresentação de trabalho na forma oral e debate em grupos sobre ideias pessoais
acerca da compreensão que se teve ao longo do curso. (10 horas)
Totalizando
120 horas de curso/experiência/vivência. Aos interessados, serão ofertado orientações
para se produzir um artigo acadêmico, que será acomodo em publicações da
Editora AMF3 em momento oportuno.
Valores
·
A serem consultados na época de ingresso. Valores especiais para estudantes de
licenciatura (Pedagogia, Filosofia, História, Geografia, Matemática, Português)
Formas de pagamento
· Preferencialmente
via pix.
Certificação
Será ofertado certificado de extensão
cultural, com 120 horas de aulas e atividades, mediante o cumprimento de
atividades e presença de 85% do total das horas atividades do curso.
Sempre
que desejar mais informações e esclarecimentos você pode nos escrever:
11
– 9 9552 4141 (Whatsapp)
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