Cídio Lopes de Almeida

Curso Filosofia da Educação

Escola de Filosofia

Currículo do Prof. Me. Cídio Lopes

Curso de Filosofia da Educação – AMF3 Escola de Filosofia 

Prof.  Me Cídio Lopes de Almeida

doutorando em Ciências das Religiões 

Faculdade Unida  de Vitória  

 

Apresentação (O quê?)

O tema da educação é recorrente na Filosofia. Os sistemas filosóficos da Grécia Antiga, século V a.C., ao preconizar um sistema de conhecimento, seja ele pitagórico, platônico, estoico, epicurista, cínico, etc., já implicava logicamente um caminho para se alcançar aquele saber. Caminho, método, que além de se relacionar estreitamente com a epistemologia, também o era uma proposta educacional. 

Assim podemos revisitar textos estratégicos da história da filosofia e neles verificar os temas educacionais. Certamente os grandes pensadores em matéria de filosofia da educação da atualidade se servem desse longo percurso teórico para discutir a contemporânea Filosofia da Educação e mesmo as teorias educacionais. 

 

Método (Como?)

O curso se organiza na tríade “Envolver – Apropriar – Conteúdo”.  

Desenvolvendo os termos: 

·       “Envolver” consiste em tornar a proposta para os participantes algo estimulante e prazeroso. Assim era a marca, dentre outras, dos membros da Academia Platônica, fundada no século V a.C. em Atenas.

·       “Apropriar” é o desejo de todo participante de um curso, saí dali sabendo algo de novo, contudo, e aqui reside uma inovação do presente curso, são raros os cursos que permitem e incentiva o participante a ser sujeito do processo de aprendizado. Apesar de se falar tanto no tema, na prática temos a velha “profecia”, isto é, um indivíduo que proferi, professa, expõe uma gama de conhecimento que ele memoriza e consegue falar sem recorrer a uma leitura. 

·       “Conteúdo” é a parte foco, o objeto que almejamos compartilhar e que o participante, o investigador, irá possuir após fazer o curso conosco.  Essa parte é o objetivo de todos os cursos e que achamos pertinente, pois há um objeto teórico a ser partilhado e ele precisa existir. No nosso caso é a Filosofia da Educação. 

Justificativa (Por que?) 

Os cursos de Filosofia em geral e de Filosofia da Educação em específico tendem a serem meros conglomerados de argumentos. Considerando a ideia de que é preciso de um contato estética para se acessar o conhecimento, ideia que desenvolvemos em nosso livro “Estética e Educação em Nietzsche”, projetamos esse curso para provocar nos estudantes de Pedagogia e de licenciaturas em geral, uma experiência única. Filosofia não será mais compreendida como “coisa abstrata”, como nuvens lá no céu distantes de nossa vida aqui na terra que, apesar de belas, são voláteis, passageiras e só servem para observarmos em dias de inspiração. O contato estético é o diferencial e motivador desse curso de extensão universitária. E acreditamos que é dessa descida da filosofia e de sua penetração no corpo de todos os participantes, dessa “encarnação filosófica” é que filosofia será algo prazeroso e proveitoso na prática docente. Tal importância da filosofia na vida é que justifica não só esse curso, mas justifica os 2500 anos de história da filosofia.   

 

Local (Onde?)

O curso será 100% EAD no endereço abaixo:

https://www.amf3.com.br/ead/login/index.php 

Datas (Quando?)

O método segue a dinâmica de quando você entrar no curso. Ele seguirá uma rotina semanal.

1a. semana

·        Filosofia Antiga: A academia de Platão e sua prática ( 9:00 – 12:00 — 13:00 – 16:00; 6 horas de atividades)

·        Elaboração de síntese escritas da aulas (4horas)

2a. semana

 — Filosofia Antiga: Escolas Helenística e suas práticas ( 9:00 – 12:00 — 13:00 – 16:00; 6 horas de atividades)

 – Elaboração de síntese  escrita das aulas (4horas) 

3a. semana

·        Filosofia Medieval: A filosofia nas comunidades Judias, Islâmicas e Cristãs como prática de vida. ( 9:00 – 12:00 — 13:00 – 16:00; 6 horas de atividades)

·        Elaboração de síntese escrita das aulas (4 horas)

4a. semana

·        Filosofia Moderna: A escola em face da Revolução Francesa e Industrial. ( 9:00 – 12:00 — 13:00 – 16:00; 6 horas de atividades)

·        Elaboração de síntese escrita das alas (4 horas)

5a semana

·        Filosofia Moderna: Romantismo Alemão como reação ao Iluminismo. ( 9:00 – 12:00 – 13:00 – 16:00; 6horas de atividades) 

·        Elaboração de síntese escrita das aulas (4 horas) 

6a semana 

·        Filosofia Contemporânea: Nietzsche e sua Estética aplicada a Educação. ( 9:00 – 12:00 – 13:00 – 16:00 ; 6 horas de atividades) 

·        Elaboração de síntese escrita das aulas (4horas) 

7a. semana 

·        Filosofia Contemporâneas: A descoberta da Criança e suas implicações para as correntes educacionais.  (9:00 – 12 – 13:00 – 16:00; 6horas de atividades)

·        Elaboração de síntese escrita das aulas (4horas)

8a. semana 

·        Filosofia Contemporânea: As correntes educacionais no Brasil do século XX, influências positivista, iluminista, sócio-interacionistas, conservadora católica, entre outras. 

·        Elaboração de síntese das aulas (4horas) 

9a. semana

·        Filosofia Contemporânea: Paulo Freire X Ivan Ilich, da crença numa escola redimida  E revolucionária (FREIRE)  à morte da escola (ILICH). 

·        Elaboração de síntese das aulas (4 horas) 

10a semana

·        Filosofia Contemporânea: Deleuze e o saber como criação poética. AMF3 Escola de Filosofia e a filosofia na Lusofonia como Filosofia de Vida. Agostinho da Silva e o ‘fazer-se poema’. 

·        Elaboração de síntese das aulas (4horas). 

11a semana

·        Elaboração na forma de artigo de todo o curso de Filosofia da Educação AMF3

12a semana  (10 horas)

– Apresentação de trabalho na forma oral e debate em grupos sobre ideias pessoais acerca da compreensão que se teve ao longo do curso. (10 horas) 

Totalizando 120 horas de curso/experiência/vivência. Aos interessados, serão ofertado orientações para se produzir um artigo acadêmico, que será acomodo em publicações da Editora AMF3 em momento oportuno. 

 

Valores

· A serem consultados na época de ingresso. Valores especiais para estudantes de licenciatura (Pedagogia, Filosofia, História, Geografia, Matemática, Português)

Formas de pagamento

·       Preferencialmente via pix. 

Certificação

Será ofertado certificado de extensão cultural, com 120 horas de aulas e atividades, mediante o cumprimento de atividades e presença de 85% do total das horas atividades do curso. 

 

Sempre que desejar mais informações e esclarecimentos você pode nos escrever: 

[email protected]

11 – 9 9552 4141 (Whatsapp)

 

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