Roteiro de Formação: O Ensino Religioso Não Confessional nos Anos Iniciais
O presente roteiro, disponibilizado em amf3.com.br, tem como objetivo auxiliar as colegas professoras e os professores da Educação Fundamental (Anos Iniciais) a promoverem o Ensino Religioso em estrita consonância com a legislação vigente. O foco reside em apoiar os regentes de classe que, ao ministrarem todos os conteúdos preconizados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para este segmento, necessitam compreender os aspectos fundamentais de um componente curricular de natureza não confessional.
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Faz-se necessária uma observação angular à luz da legislação atual, expressa pela BNCC e normatizações posteriores. O exercício da docência no Ensino Religioso requer, rigorosamente, a Licenciatura em Ciência da Religião. Contudo, vivemos a tensão entre o ideal platônico normativo e o realismo das condições educacionais do Brasil. Neste hiato, o roteiro procura, com espírito prático e colaborativo, fornecer ao menos a semente da reflexão teórica necessária para uma prática segura.
Antes de estabelecermos contato com o debate acadêmico das Ciências das Religiões, é comum que a prática pedagógica opere no "piloto automático". Nesse estado de inércia reflexiva, corre-se o risco de promover atividades que oscilam entre a catequese e um ensino teológico confessional, o que fere o princípio constitucional da laicidade do Estado.
Faz-se imperativo reiterar a relevância de uma distinção ética fundamental. A tentativa de ensinar uma religião específica sob a justificativa moral de "fazer o bem" constitui a transgressão de um direito inalienável da criança. A educação laica e não confessional não deve ser interpretada como um capricho normativo, mas como obrigação da educação formal em desenvolver habilidades voltadas à compreensão do fenômeno religioso sob o crivo do olhar científico.
Fundamentação nas Ciências das Religiões
Torna-se imperativo recorrer às investigações de Wolfgang Gruen (1927 – 2024), cuja produção intelectual foi decisiva para o estabelecimento das bases científicas do Ensino Religioso no Brasil. Ao propor a superação tanto do modelo teológico quanto do viés catequético, Gruen pavimentou o caminho para a reconfiguração epistemológica que a disciplina atravessa desde a década de 1970.
A BNCC, ao alinhar-se com essa perspectiva, estabelece que o objetivo do Ensino Religioso é propiciar o conhecimento sobre as religiões e filosofias de vida, visando o desenvolvimento de competências voltadas à compreensão da diversidade cultural e à promoção dos direitos humanos.
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Roteiro de Ensino Religioso (Anos Iniciais)
Alinhado à BNCC – Área de Ciências Humanas / Ensino Religioso
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Identidades e alteridades (O eu, o outro e o nós)
(EF01ER01, EF01ER02)
Roda de conversa sobre nomes e autorretratos (físicos e subjetivos). -
Imanência e transcendência
(EF01ER04)
Observação da biodiversidade escolar e mural coletivo sobre formas de vida. -
Manifestações religiosas (Memórias)
(EF01ER06)
Oficina de narrativas e "álbum de memórias" familiar.
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Identidades e alteridades (Família e convivência)
(EF02ER02)
Pesquisa de campo familiar sobre costumes e tradições. -
Memórias e símbolos
(EF02ER03)
Criação de "cápsula do tempo" e reflexão sobre objetos como memória. -
Alimentos sagrados
(EF02ER06)
Investigação sobre a simbologia dos alimentos em rituais e festas.
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Espaços e territórios religiosos
(EF03ER01)
Estudo comparado de arquitetura religiosa via visitas virtuais. -
Práticas celebrativas
(EF03ER03)
Mapeamento etnográfico das festividades locais e seus significados. -
Indumentárias religiosas
(EF03ER05)
Curadoria de imagens de vestimentas para desconstrução de estereótipos.
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Ritos de passagem
(EF04ER03)
Literatura infantojuvenil sobre ciclos da vida e ritos em diferentes culturas. -
Ideias de divindade
(EF04ER07)
Investigação filosófica sobre representações do Transcendente (teístas e seculares).
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Narrativas sagradas e Mitos
(EF05ER01, EF05ER02)
Análise hermenêutica de mitos de criação e distinção entre mito (verdade simbólica) e mentira. -
Ancestralidade e tradição oral
(EF05ER06)
Diálogo com guardiões de memória da comunidade.
Aprofundamento Teórico no AMF3
Para fundamentar sua prática docente com o rigor acadêmico necessário, selecionei os seguintes textos de apoio disponíveis em nosso acervo:

Assessoria Personalizada
Sou Drd. Cidio Lopes de Almeida. Se este roteiro despertou o interesse por um aprofundamento maior, ou se sua instituição necessita de uma orientação específica para a implementação do Ensino Religioso não confessional, coloco-me à disposição.
Ofereço assessoria pedagógica e formação continuada para equipes docentes, garantindo o alinhamento com a BNCC e o rigor científico exigido pela área.
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