Ensino Religioso Ensino Fundamental Anos Iniciais

Ensino Religioso no Ensino Fundamental Anos Iniciais.

 

Apresentação

O presente roteiro, disponibilizado em https://amf3.com.br/work/ensino-religioso-fundamental-anos-iniciais/, tem como objetivo incentivar colegas professoras [alguns raros colegas professores] da Educação Fundamental Anos Iniciais a promoverem em suas atividades, enquanto regentes de classe que ministram todos os conteúdos preconizados na BNNCC para este seguimento da Educação, a perceberem os aspectos de que se trata de uma componente não-confessional.

Antes de termos um contato com os profissionais licenciados ou que já lidam com o debate das Ciências das Religiões, por vezes “ligamos no automático” e acabamos promovendo uma prática em sala de aula que não está de acordo com a legislação. No “automático” promovemos alguma coisa entre catequese e ensino teológico confessional.

A partilha deste roteiro é uma contribuição aberta com estes colegas profissionais da educação, que por vezes não tem[os] as melhores condições para o exercício da nossa profissão.

Contudo, isto não pode nos esquivar do debate dos últimos 30 anos [o Fórum Nacional Permanente do Ensino religioso FONAPER foi fundado em 26 de set. de 1995] que compreende [amparados por legislação que formaliza esta ideia defendida no fórum] que o mais adequado é haver o professor(a) desta Componente Curricular Licenciado em Ciência(as) da(as) Religião(ões) para ser o regente em todas as séries da Educação Fundamental, Anos Iniciais e Anos Finais.

O roteiro será feito em partes ao longo do ano de 2025.

 

 

Roteiro de Ensino Religioso para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental

O Ensino Religioso nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental busca desenvolver nos alunos a compreensão do fenômeno [e dos conhecimentos] religioso e o respeito à diversidade, sem proselitismo. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define competências específicas para a área, como: conhecer diferentes tradições religiosas e filosofias de vida, compreender e respeitar suas manifestações, reconhecer o valor da vida e conviver com a diversidade de crenças. Com base nesses princípios, o roteiro a seguir sugere atividades para cada série, articuladas às unidades temáticas e objetos de conhecimento da BNCC:

1º Ano:

  • Unidade Temática: Identidades e alteridades
    • Objeto de Conhecimento: O eu, o outro e o nós.
      • Atividade: Roda de conversa sobre os nomes dos alunos, explorando suas origens e significados. Desenho do autorretrato e apresentação para a turma, destacando características físicas e subjetivas.
    • Objeto de Conhecimento: Imanência e transcendência.
      • Atividade: Observação e registro da diversidade de seres vivos presentes no ambiente escolar (plantas, animais, insetos). Criação de um mural coletivo com os desenhos e nomes das diferentes formas de vida.
  • Unidade Temática: Manifestações religiosas
    • Objeto de Conhecimento: Sentimentos, lembranças, memórias e saberes.
      • Atividade: Contação de histórias sobre momentos importantes na vida dos alunos (nascimento, festas, viagens) e como as pessoas demonstram seus sentimentos nesses eventos. Desenho de um momento especial e compartilhamento com a turma.

2º Ano:

  • Unidade Temática: Identidades e alteridades
    • Objeto de Conhecimento: O eu, a família e o ambiente de convivência.
      • Atividade: Entrevista com familiares sobre costumes e tradições, como: comemorações, culinária, vestimentas e músicas. Compartilhamento das descobertas com a turma e identificação de semelhanças e diferenças.
    • Objeto de Conhecimento: Memórias e Símbolos.
      • Atividade: Criação de uma “cápsula do tempo” com objetos e mensagens que representem a turma e seus costumes, para ser aberta no final do ano letivo. Discussão sobre a importância dos símbolos e como eles evocam memórias.
    • Objeto de Conhecimento: Símbolos Religiosos.
      • Atividade: Pesquisa em livros e internet sobre diferentes símbolos religiosos presentes na comunidade, como: crucifixo, estrela de Davi, lua crescente. Confecção de um painel com os símbolos pesquisados e seus significados, ressaltando a importância do respeito à diversidade.
  • Unidade Temática: Manifestações Religiosas
    • Objeto de Conhecimento: Alimentos Sagrados.
      • Atividade: Trazer de casa um alimento que tenha significado especial para a família (ex: bolo de aniversário, pão de queijo da avó). Apresentação dos alimentos e seus significados para a turma, explorando a relação entre comida e afeto. Discussão sobre alimentos com significado religioso em diferentes culturas, como a hóstia na Igreja Católica ou o pão ázimo na Páscoa Judaica.

3º Ano:

  • Unidade Temática: Identidades e alteridades
    • Objeto de Conhecimento: Espaços e territórios religiosos.
      • Atividade: Visita virtual a diferentes locais de culto, como igrejas, templos, sinagogas e terreiros. Observação e registro das características dos espaços: arquitetura, símbolos, mobiliário. Comparação entre os diferentes locais e discussão sobre a função dos espaços religiosos como locais de encontro e celebração.
  • Unidade Temática: Manifestações Religiosas
    • Objeto de Conhecimento: Práticas celebrativas.
      • Atividade: Pesquisa sobre diferentes celebrações religiosas presentes na comunidade (ex: Natal, Páscoa, Ramadã, Festa Junina). Apresentação das pesquisas para a turma, incluindo: data, significado, costumes e símbolos. Discussão sobre a importância das práticas celebrativas para as diferentes religiões e como elas expressam crenças e valores.
    • Objeto de Conhecimento: Indumentárias Religiosas.
      • Atividade: Coleção de imagens de diferentes vestimentas religiosas (ex: batina, véu, quipá). Criação de um varal com as imagens e seus nomes. Discussão sobre o significado das roupas e adereços em diferentes religiões e como elas expressam identidade e respeito.

4º Ano:

  • Unidade Temática: Manifestações Religiosas
    • Objeto de Conhecimento: Ritos religiosos.
      • Atividade: Leitura de histórias infantis que abordem diferentes ritos de passagem, como: batismo, casamento, funeral. Discussão sobre o significado desses ritos em diferentes culturas e como eles marcam momentos importantes na vida das pessoas.
    • Objeto de Conhecimento: Representações religiosas na arte.
      • Atividade: Visita a um museu (virtual ou presencial) que possua obras de arte com temática religiosa. Observação e registro de elementos religiosos presentes nas obras: símbolos, personagens, histórias. Discussão sobre a influência da religião na arte e como diferentes culturas expressam sua fé através da pintura, escultura, música, etc..
  • Unidade Temática: Crenças Religiosas e Filosofias de Vida
    • Objeto de Conhecimento: Ideia(s) de divindade(s).
      • Atividade: Roda de conversa sobre a ideia de Deus ou divindades em diferentes religiões. Desenho da representação de Deus na percepção de cada aluno. Compartilhamento dos desenhos e respeito às diferentes concepções, sem fazer juízo de valor.

5º Ano:

  • Unidade Temática: Crenças Religiosas e Filosofias de Vida
    • Objeto de Conhecimento: Narrativas religiosas.
      • Atividade: Leitura e análise de narrativas religiosas de diferentes tradições, como: parábolas, contos, lendas. Identificação dos ensinamentos morais e éticos presentes nas histórias. Debate sobre a importância das narrativas para transmitir valores e crenças.
    • Objeto de Conhecimento: Mitos nas tradições religiosas.
      • Atividade: Pesquisa e apresentação de mitos de criação de diferentes culturas, como: indígenas, africanas, gregas. Comparação entre os mitos e identificação de elementos comuns e diferentes. Discussão sobre o papel dos mitos na construção da identidade cultural e religiosa.
    • Objeto de Conhecimento: Ancestralidade e tradição oral.
      • Atividade: Convite a um membro da comunidade para compartilhar histórias, lendas e costumes de sua cultura e/ou religião, transmitidos pela tradição oral. Roda de conversa sobre a importância da preservação da memória e do respeito à diversidade cultural e religiosa.

Considerações importantes:

  • É importante considerar o Currículo Escolar do Estado e do Município em que a Escola está situada. Apesar dos currículos regionais não fugirem ao essencial da BNCC, os que conheço todos derivam deste documento nacional, é preciso ajustar alguns detalhes.
  • É fundamental adaptar as atividades à realidade dos alunos e da comunidade escolar, considerando a diversidade cultural e religiosa presente.
  • O professor deve atuar como mediador, promovendo o diálogo respeitoso e a construção do conhecimento de forma crítica e reflexiva.
  • É importante utilizar recursos didáticos variados, como livros, vídeos, músicas, jogos, visitas a locais de culto (virtuais ou presenciais) e o contato com representantes de diferentes tradições religiosas.
  • O ensino religioso deve ser um espaço de aprendizagem sobre o fenômeno religioso e dos conhecimentos religiosos e de desenvolvimento da empatia, do respeito à diversidade e da cultura de paz.

Lembre-se que este é apenas um roteiro inicial, que pode ser adaptado e enriquecido de acordo com a criatividade e os recursos disponíveis. O importante é garantir um ensino religioso significativo e respeitoso para todos os alunos.

 


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