Unimab: Curso Superior Livre de Filosofia Maçônica

Unimab: Curso Superior Livre de Filosofia Maçônica


Unimab: Curso Superior de Filosofia Maçônica

Cídio Lopes de Almeida

Unimab: Curso Superior Livre de Filosofia Maçônica

Prof. Me. Cídio Lopes de Almeida

 

LOPES DE ALMEIDA, Cídio. Unimab: Curso Superior Livre de Filosofia Maçônica. São Paulo: AMF3. 2011. Acessível em:https://amf3.com.br/unimab-curso-superior-livre-de

 

 

 

Introdução

 

O texto foi reeditado em 2020. Atualizações ortográficas. Mantemos a sua originalidade, pois notamos que ele contém ideias pertinentes em si. Contudo vale registrar que o projeto delineado no texto foi abandonando. A ideia de uma Escola dedicada a ofertar formação filosófica para a sociabilidade maçônica, cedeu lugar para uma metodologia filosófica própria e aberta a várias pessoas, especialmente a pessoas com espírito empreendedor ou amantes dos estudos filosóficos engajados.

 

 

A tempo dialogava com um amigo, editor do site http://www.unimab.com.br (em 2020 o site não está mais no ar), sobre os motivos que ainda não havia em solo brasileiro um curso de Filosofia Acadêmica direcionado à sociabilidade filosófica. Naquela ocasião, discutíamos, o que hoje tem-se concretizado na AMF3 Escola de Filosofia, um espaço para se promover a Filosofia Acadêmica numa perspectiva de Filosofia de Vida. 


Segue o texto que teve uma primeira elaboração lá pelo ano de 2007. Posteriormente publicado no meu Blog amf3.org, na plataforma Blogger e fora do ar atualmente.  mais recente transferido para o amf3.com.br

 

 

 

A Escola Superior de Filosofia e Maçonaria.


O nosso fundamento, esotérico por assim dizer, desta iniciativa se assenta em vários motivos. Vão desde exotéricos a esotéricos. Os exotéricos são claros: a ” maçonaria é filosófica …”. O que se assiste nesta matéria dentro da Ordem é o caráter amador com que é tratada. Neste sentido é só observarmos os tais Institutos que proliferam na Internet; de filosofia eles não tem nada. Talvez de como inventar mais uma mensalidade sim. Por se tratar de Filosófica a Maçonaria, também, deixa a desejar em outro campo. As Igrejas cristãs, por exemplo, têm um aporte financeiro na promoção do “Ensino Religioso” que assusta qualquer assalariado. Sem considerarmos, é claro, as universidades, escolas, editoras, casas de retiro, etc. Todos instrumentos de promoção dos ideais destas Igrejas. No caso da Maçonaria sua principal bandeira é a Filosofia. Por Filosofia aqui não fazemos uso popular do termo, mas nos referimos à tradição Ocidental do Pensamento. Porém, a Maçonaria em nada contribui para tal atividade. Recentemente tivemos aprovada a Lei que torna o ensino de Filosofia obrigatório nas escola de Ensino Médio. Não me lembro, e olha que acompanho este movimento desde 98, a contribuição de algum Maçom ou Instituição maçônica. Cadê os tais Institutos Paramaçônicos?

 


A única atividade que me chamou a atenção veio do Mato Grosso, Capital. Sendo fruto do trabalho do Prof. Dr. Medson Janer da Silva, aconteceu por lá o curso de pós-graduação em Filosofia Maçônica.  O segundo motivo de implementar o trato Acadêmico da Filosofia, e não jurídico como é dado hoje em dia, advém do próprio ritual maçônico. Se tomarmos o R.’.E.’.A.’.A.’., no grau 2, na  terceira Instrução teremos lá provas mais que necessária para se tomar a Filosofia Acadêmica não como coisa amadora.  Tomei o R.’.E.’.A.’.A.’. por ser ele o mais praticado no Brasil, mas poderia ser o Francês ou o  Schrëoder que são ainda mais filosófico sem ser filosófico-simbólico. Estudar a obra Timeu de Platão, por exemplo, constitui a base de todas a cosmologia maçônica e não mero deleite. Estudar Ética em Aristóteles é quase que uma cartilha da Maçonaria. E os filósofos Iluministas? Rousseau, Hobes, Voltaire, etc. E os conceitos positivistas, que pessoalmente discordamos, de Comte? Sua concepção de Religião Natural?  Enfim, Filosofia na Maçonaria é seu “credo” fundamental. Não dá para tratar de modo amador seu conteúdo.

  

Curso Superior Livre de Filosofia Maçônica

 

Primeiro: A Maçonaria não tem um livro fundamental, uma obra filosófica específica, aliás, na maçonaria procura-se absorver o que tem de melhor nos sistemas filosóficos existentes. Essa característica a faz ser uma instituição, além de filantrópica, filosófica.

 

Segundo: A Maçonaria Regular (GOB, CMSB e COMAB) é uma Instituição Soberana e que reserva direitos que não permitem a ninguém usar suas marcas sem autorização. Portanto, nosso curso é algo independente dessas Instituições.

 

Terceiro: A Maçonaria Regular incentiva, por outro lado, que seus membros propaguem a cultura do conhecimento, o que não gera vínculo institucional. É isso que estamos fazendo, inspirados por esse espírito, de que só através da cultura do conhecimento, um país pode ser uma nação boa para todos. Nosso curso, então, procura ofertar para pessoas ligadas à Maçonaria ou não, um curso de nível Superior que trate de modo sistemático e Acadêmico a  Filosofia secular e suas implicações com a Maçonaria.

 

Por que curso Superior?

 

Quando planejamos o Curso Superior de Filosofia Maçônica nosso propósito é garantir aos participantes o acesso ao conhecimento Filosófico e de suas implicações com a Maçonaria de modo sistemático. Sistematicidade que é própria de um curso Superior e que permite tratar temas de Filosofia de modo profissional e não amador.

 

Nosso Curso Superior de Filosofia Maçônica é de natureza Livre. Isso quer dizer que até esse momento ele não confere títulos com validade Acadêmica e se inscreve na esfera de prestação de serviços culturais. Temos a intenção de fazer desse curso uma graduação em filosofia, com título acadêmico, mas isso, no momento, encontra-se em tramitação de parceria e não podemos propagar algo que ainda não exista.  Nosso empenho é em apresentar algo inovador para o público de Maçons brasileiros e que o título seja apenas uma ilustração de algo que na realidade é pujante.

 

Motivação do Curso

 

Assiste-se uma intensa procura pelo saber que verse sobre o humano e não apenas de suas invenções técnicas. Aliás, nota-se que o grau de excelência tecnológico não é acompanhado em geral pelo mesmo progresso no campo do humano. Temos, por exemplo, alta tecnologia de processamento de dados sendo subutilizada em um “orkut”. Certamente o instrumento é, como tal, apenas instrumento. A questão, portanto, é o de conteúdo humano, que é bestializado pelo consumo compulsivo turbinado pelos meios de comunicação para massa. Para alguns analistas toda a sociedade sucumbiu-se às promessas do consumismo. Por outro lado, pensamos que não é bem assim. Existem pessoas, e não são poucas, que não aceitam isso, ou seja, não aceitam que a vida deva ser reduzida ao consumo de bens.

 

Essas pessoas que não concordam em consumir pelo consumir encontram um pequeno problema. A recusar uma vida de consumo de bens eles não encontram um local para levar uma vida cultural sadia. Onde levar os filhos e retirá-los dos “videogames” ou da televisão? As universidades, no seu cotidiano, não são mais formadoras, não conseguem conciliar as varias dimensões do humano na formação acadêmica. As Igrejas, mesmo as que tem lastro social e seriedade, encontram-se, também, consumidas pelas suas diretrizes hierárquicas. Resta ao “membro” apenas assistir ao culto ou missa. Nos grandes centros urbanos temos alguns poucos lugares, mas mesmo esses não conseguem ser referência aconchegante para se cultivar nas várias dimensões do humano.

 

Conscientes desses dilemas é que nosso Curso de Filosofia Maçônica pretende acolher a você que não dispensa a racionalidade para cultivar seu espírito nas várias dimensões que o compõe. Ser um ser pensante é algo que se dá em meio a Fraternidade, não dá para separar a vida em seguimentos. Foi pensando nessas necessidades humanas que observamos a pertinência de nosso fazer. A Ordem Maçônica, ou simplesmente Maçonaria, é um modelo que concilia esse estilo de formação integral e vem a calhar esse instrumento de promoção cultural.

 

O preenchimento do formulário abaixo nos possibilitará detectar os que se interessam pelo Curso de Filosofia Maçônica, assim sendo manteremos contato com os interessados cadastrados e os informaremos sobre todos os detalhes referentes ao processo de implantação de nosso Sistema de Ensino à Distância.

 

1 comment

o conhecimento não deveria ser espalhado gratuitamente, já que se dizem libertadores ? Então, PORQUE COBRAR em universidades SE CHAMAM os iniciados de AMADORES,; deveriam então ensinar não é mesmo ?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo autoral!