Sempre tive o interesse de conhecer pessoalmente os locais dos cursos e editora. Por vários motivos nunca aconteceu. Acabei conhecendo um outro projeto, Instituto Pandavas na cidade de Monteiro Lobato, que, no passado, fazia parte do mesmo projeto cultural.
Finalmente, uns 9 anos depois de ter contato com as primeira publicações e acessar o site, cá estou eu na Associação Palas Athenas. Um centro de disseminação de Filosofia através de cursos e publicações.
Obviamente o que sempre me chamou a atenção é a concepção de Filosofia da Associação a Palas Athenas. Segundo minha percepção, para demarcar que nesse caso são minhas ideias acercas de um trabalho que está nas portas dos 40 anos de idade, o que é mais cativante, sobretudo os livros, é a ideia de que a filosofia vai além do que ordinariamente se diz ser esse campo do saber. A inclusão, sobretudo, de sistemas de pensamentos filosóficos indianos ou tibetanos recolocando uma série de temas expurgados daquilo que aprendemos como filosofia nas faculdades brasileiras e ocidentais.
Ademais, chama-me atenção o fato desse núcleo do saber ter se mantido e sobrevivido fora do espaço universitário com qualidades acadêmicas, amplamente reconhecida nesses mesmos meios. Tornando possível uma reflexão racional, articulada, arejada em contato com vários outros meios acadêmicos e não-acadêmicos de produção do saber.
Não bastasse essas qualidades, traços fundamentais de um conhecimento humano sério, a mesma também não se rendeu à uma demanda pelo “saber show”, tanto no aspecto da forma de exposição do saber, quanto no seu tratamento e escolha temática.
Enfim, considerações de um leitor dos trabalhos editados pela A. Palas Athenas que, agora, finalmente conheceu o espaço físico, muito agradável.
Prof. Cídio Lopes
Descubra mais sobre AMF3
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.