RESENHA
COSTA, Rosemary Fernandes da. A mistagogia em Cirilo de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2019. (Coleção Mistagogia)[1]
Cídio Lopes de Almeida[2]
[sem revisão por pares]
Resumo
O texto examina o conceito de mistagogia, definido como a condução ao mistério divino, particularmente dentro do contexto da iniciação cristã. A autora argumenta que, ao longo do tempo, o cristianismo, especialmente a religião católica, se distanciou de sua origem mística em favor de uma abordagem mais racional e doutrinária, o que teve consequências negativas para a experiência religiosa. O estudo foca na catequese mistagógica dos Padres da Igreja, especialmente Cirilo de Jerusalém (século IV), como uma fonte rica e paradigmática para a evangelização atual. As catequeses de Cirilo, tanto as pré-batismais quanto as mistagógicas, são analisadas por sua linguagem pedagógica, fundamentação bíblica, ênfase na liturgia e nos sacramentos (Batismo, Crisma e Eucaristia), e seu chamado à conversão, participação na vida de Cristo, adesão ao Credo, fidelidade à Tradição, perspectiva missionária e dimensão contemplativa. Em suma, a mistagogia em Cirilo é apresentada como um caminho de integração da pessoa ao mistério de Deus por meio da experiência sacramental e da vida comunitária.
Palavras-chave: Mistagogia, Cirilo de Jerusalém, Iniciação Cristã, Liturgia, Patrística.
[1] A resenha situa-se no contexto das investigações mais alargadas que procura examinar pontos de colaboração entre a fortuna literária sobre mistagógica da tradição cristã, expressa na Igreja Católica Apostólica Romana, com os processos formativos do fenômeno da Maçonaria, compreendida como Sociabilidade Ilustrada e uma Filosofia de Vida, no sentido que é preconizado na árvore do conhecimento da Área 44 CAPES – Ciências das Religiões e Teologia.
[2] Doutorando em Ciências das Religiões, Faculdade Unida de Vitória ES, bolsista doutorado FAPES. Membro pesquisador dos Grupos Cátedra Unida de Teologia Pública e Estudos da Religião [Faculdade Unida de Vitória] e do Grupo Identidade e Sociabilidades Religiosas Contemporâneas [Faculdades EST]. Membro da Red Internacional de Cátedras, Instituiciones y Personalidades sobre el Estudio de la Deuda Pública [Seção UNESP – Marília, 2020]. Mestre em Filosofia pela Faculdade de São Bento SP. Especialista em Arte Educação [PUC MG], especialista em Estudos Bíblicos [CBV/SP – Eclesiástico]. Licenciado em Ciências das Religiões [FUV], licenciado em Pedagogia [Uninove SP], licenciado e bacharel em Filosofia [PUC MG], bacharel em Teologia [FV].
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela) Pinterest
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no Pocket(abre em nova janela) Pocket
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela) Tumblr
Relacionado
Descubra mais sobre AMF3
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
batismo cristão catecumenato catequese litúrgica catequeses mistagógicas Cirilo de Jerusalém cristianismo primitivo espiritualidade cristã antiga eucaristia iniciação cristã Jerusalém cristã linguagem ritual liturgia cristã primitiva liturgia e filosofia mistagogia mistério pascal mística cristã ortodoxia padres da Igreja patrística patrística oriental rito e símbolo sacramentalidade teologia dos Padres teologia dos sacramentos teologia dos símbolos teologia mística tradição da Igreja Tradição e Escritura tradição sapiencial