RESENHA
COSTA, Rosemary Fernandes da. A mistagogia em Cirilo de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2019. (Coleção Mistagogia)[1]
Cídio Lopes de Almeida[2]
[sem revisão por pares]
Resumo
O texto examina o conceito de mistagogia, definido como a condução ao mistério divino, particularmente dentro do contexto da iniciação cristã. A autora argumenta que, ao longo do tempo, o cristianismo, especialmente a religião católica, se distanciou de sua origem mística em favor de uma abordagem mais racional e doutrinária, o que teve consequências negativas para a experiência religiosa. O estudo foca na catequese mistagógica dos Padres da Igreja, especialmente Cirilo de Jerusalém (século IV), como uma fonte rica e paradigmática para a evangelização atual. As catequeses de Cirilo, tanto as pré-batismais quanto as mistagógicas, são analisadas por sua linguagem pedagógica, fundamentação bíblica, ênfase na liturgia e nos sacramentos (Batismo, Crisma e Eucaristia), e seu chamado à conversão, participação na vida de Cristo, adesão ao Credo, fidelidade à Tradição, perspectiva missionária e dimensão contemplativa. Em suma, a mistagogia em Cirilo é apresentada como um caminho de integração da pessoa ao mistério de Deus por meio da experiência sacramental e da vida comunitária.
Palavras-chave: Mistagogia, Cirilo de Jerusalém, Iniciação Cristã, Liturgia, Patrística.
[1] A resenha situa-se no contexto das investigações mais alargadas que procura examinar pontos de colaboração entre a fortuna literária sobre mistagógica da tradição cristã, expressa na Igreja Católica Apostólica Romana, com os processos formativos do fenômeno da Maçonaria, compreendida como Sociabilidade Ilustrada e uma Filosofia de Vida, no sentido que é preconizado na árvore do conhecimento da Área 44 CAPES – Ciências das Religiões e Teologia.
[2] Doutorando em Ciências das Religiões, Faculdade Unida de Vitória ES, bolsista doutorado FAPES. Membro pesquisador dos Grupos Cátedra Unida de Teologia Pública e Estudos da Religião [Faculdade Unida de Vitória] e do Grupo Identidade e Sociabilidades Religiosas Contemporâneas [Faculdades EST]. Membro da Red Internacional de Cátedras, Instituiciones y Personalidades sobre el Estudio de la Deuda Pública [Seção UNESP – Marília, 2020]. Mestre em Filosofia pela Faculdade de São Bento SP. Especialista em Arte Educação [PUC MG], especialista em Estudos Bíblicos [CBV/SP – Eclesiástico]. Licenciado em Ciências das Religiões [FUV], licenciado em Pedagogia [Uninove SP], licenciado e bacharel em Filosofia [PUC MG], bacharel em Teologia [FV].
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela) Pinterest
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no Pocket(abre em nova janela) Pocket
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela) Tumblr
Relacionado
batismo cristão catecumenato catequese litúrgica catequeses mistagógicas Cirilo de Jerusalém cristianismo primitivo espiritualidade cristã antiga eucaristia iniciação cristã Jerusalém cristã linguagem ritual liturgia cristã primitiva liturgia e filosofia mistagogia mistério pascal mística cristã ortodoxia padres da Igreja patrística patrística oriental rito e símbolo sacramentalidade teologia dos Padres teologia dos sacramentos teologia dos símbolos teologia mística tradição da Igreja Tradição e Escritura tradição sapiencial