Os gêneros do discurso
RESENHA [anotações para estudos pessoais; apenas um plano para a leitura do texto propriamente]
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra; notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016.
Cídio Lopes de Almeida
O libro apresenta quatro ensaios de Mikhail Bakhtin, incluindo “Os gêneros do discurso” e dois inéditos, “Diálogos I e II”. A obra analisa a natureza dialógica da linguagem, explorando a relação entre enunciados, gêneros discursivos (primários e secundários), e a interação entre falante e ouvinte. A individualidade estilística é examinada em relação à normatividade de gênero e à influência do destinatário. Os ensaios também abordam a metodologia das ciências humanas, enfatizando a importância do texto como unidade de análise e a natureza dialógica da compreensão. Finalmente, o texto discute a concepção de autor na obra literária e a relação entre linguagem, pensamento e realidade.
O livro Os gêneros do discurso
O livro “Os gêneros do discurso”, organizado e traduzido por Paulo Bezerra, reúne quatro textos de Mikhail Bakhtin, incluindo os ensaios “Os gêneros do discurso” e “O texto na linguística, na filologia e em outras ciências humanas”, além de dois textos inéditos intitulados “Diálogo I” e “Diálogo II”. A obra aborda conceitos fundamentais da teoria dialógica de Bakhtin sobre texto e linguagem, explorando a relação entre enunciado, texto, discurso, gênero do discurso e comunicação humana.
Conceitos-chave e Abordagens:
Gêneros do Discurso: Bakhtin argumenta que a linguagem é utilizada em diversas atividades humanas, cada uma com formas específicas de uso. Essas formas se concretizam em enunciados, que refletem as condições e finalidades de cada campo de atividade, não apenas em conteúdo e estilo, mas também em sua construção composicional. Os gêneros do discurso são diversos, desde réplicas cotidianas até romances e tratados científicos.
Gêneros Primários e Secundários: Os gêneros primários são aqueles da comunicação discursiva imediata, enquanto os secundários surgem em contextos culturais mais complexos, incorporando e reelaborando os primários. Por exemplo, uma réplica de diálogo cotidiano pode ser transformada em um elemento de um romance, perdendo sua ligação direta com a realidade.
Enunciado: O enunciado é a unidade real da comunicação discursiva, delimitada pela alternância de sujeitos do discurso. Todo enunciado possui um início e um fim absolutos e é um elo na corrente da comunicação. Ele é orientado para a resposta do outro, seja ela imediata ou uma compreensão responsiva silenciosa.
Conclusibilidade do Enunciado: A conclusibilidade de um enunciado não depende apenas de seu conteúdo, mas também da intenção discursiva do falante, que determina seus limites e a escolha do gênero. A compreensão do enunciado envolve a interpretação da intenção do falante e a sua relação com o contexto discursivo.
Dialogismo: A obra enfatiza a natureza dialógica da linguagem e do pensamento. Todo enunciado é uma resposta a outros enunciados antecedentes, e a compreensão é sempre ativamente responsiva. O ouvinte não é passivo, mas um participante ativo que responde e influencia o discurso.
Relações Dialógicas: As relações dialógicas não são apenas entre falantes em um diálogo direto, mas também entre enunciados distantes no tempo e no espaço. Essas relações são baseadas em sentidos e podem ocorrer mesmo quando os sujeitos não estão cientes um do outro.
O Texto: O texto é considerado o dado primário para as ciências humanas, sendo a realidade imediata do pensamento e das vivências. É através do texto que se manifestam os pensamentos, vontades e expressões dos sujeitos. A análise do texto deve levar em conta tanto sua dimensão sígnica (sistema da língua) quanto sua singularidade na comunicação discursiva.
Textologia: Bakhtin propõe uma textologia, que estuda o texto como um enunciado, como um diálogo entre sujeitos. O texto é visto como um organismo vivo, um elo na cadeia da comunicação, e não apenas como um conjunto de signos.
Compreensão e Interpretação: A compreensão é um processo ativo e responsivo, que envolve a interação entre sujeitos. A interpretação enriquece a compreensão da língua e da obra, estabelecendo um diálogo entre o texto e o leitor. A compreensão não é uma mera duplicação do pensamento do falante, mas uma criação de um novo conteúdo.
Autoria: A obra discute a questão da autoria, distinguindo entre o autor primário (a pessoa real) e o autor secundário (a imagem do autor na obra). A análise da autoria considera a relação entre o autor e suas personagens, bem como a sua posição no diálogo real da comunicação discursiva.
Outras ideias importantes:
Estilo: O estilo do enunciado é determinado pela relação do falante com o objeto do discurso, com o outro e com o contexto discursivo. Estilos neutros e objetivos também envolvem uma concepção do destinatário.
A Língua: A língua é vista não apenas como um sistema, mas também como um campo de possibilidades que se realizam nos enunciados. As camadas não literárias da língua também são consideradas importantes para a compreensão dos gêneros do discurso.
A importância do diálogo: Os “Diálogos I e II” exploram a natureza dialógica da linguagem, onde cada falante e ouvinte permanece em seu próprio mundo. A linguagem é vista como um meio de direcionamento e interação, e não apenas como um sistema fechado de signos. A obra também explora a importância do diálogo na literatura, na ciência e em outros campos, destacando a natureza responsiva da compreensão.
Considerações Finais: O livro apresenta uma abordagem inovadora da linguagem e do discurso, enfatizando a interação, a dialogicidade e a responsividade como elementos centrais da comunicação humana. A obra busca superar as abordagens tradicionais da linguística e da teoria literária, propondo uma perspectiva mais ampla e interdisciplinar. Os textos inéditos enriquecem a compreensão do pensamento de Bakhtin e aprofundam a análise dos gêneros do discurso.
A organização do livro, incluindo notas explicativas e um posfácio de Paulo Bezerra, facilita a leitura e o entendimento dos complexos conceitos bakhtinianos. O posfácio, “No limiar de várias ciências”, contextualiza a obra dentro do pensamento de Bakhtin, resumindo suas principais ideias e apontando o caráter interdisciplinar de sua proposta. O livro é uma fonte valiosa para estudiosos da linguagem, da literatura e das ciências humanas em geral.
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