Texto da contracapa:
“A filosofia hoje se encontra numa situação paradoxal: ainda que muitos continuem a reconhecer sua importância na conquista do saber, outros a desprestigiam. Entre os que hoje em dia ignoram o valor da filosofia e seu patrimônio multimilenar contam-se muitos acadêmicos: gente da ciência decidida a construir uma cultura antimetafísica e antifilosófica de extensão mundial. Essa atitude é ruinosa para a civilização.”
“Grande parte dos que deseja conhecer a filosofia está formada por jovens de grande lucidez, que não se conformam com o pensamento atual na assim chamada pós-modernidade. Muitos jovens buscam para eles e para seus filhos conhecimento estável, enraizado nas próprias experiências, que perdure o tempo e que os ajude a criar uma tradição vinculada a esse conhecimento.”
“Cabe aos filósofos facilitar essa busca, dizer “Sim” a seu compromisso de estabelecer as condições para a formação de gente de êxito responsável e feliz”.
“A filosofia não é um caldo de especulação mental que, como já foi dito, não serve para nada. Muito pelo contrário, o verdadeiro filósofo sabe ser filósofo em todos os momentos de sua vida, toma decisões coerentes com a verdade e se insere num mundo real e de realidades diferentes, não em um mundo virtual, de fenômenos, de essências abstratas ou de simples objetos pensados.”
“Este é um livro que ajudará o leitor a pensar e a entender a realidade mais complexa, permeada da virtudes, vícios, defeitos, arbitrariedades, utopias e homens cultos e incultos, assim como os atos heroicos e por vezes incompreensíveis dos santos. Ainda que não seja um livro fácil, ele indica um caminho para a conquista da sabedoria. Uma vez lido e assimilado, o leitor poderá transformá-lo em um livro de cabeceira, ou seja, de consulta permanente, ou então, a partir dele, dispor-se conhecer e a seguir outras veredas do saber.”
“A Metafísica constitui sólida base para uma mudança otimista sobre a vida e o mundo em que vivemos”.
ALVIRA, Tomás; CLAVELL, Luis; MELENDO, Tomás; Metafísica. trad. Esteve JAULENT. – São Paulo: Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência “Raimundo Lúlio”(Ramon Llull), 2014.