Maçonaria Revelada

Maçonaria Revelada

Maçonaria Revelada

Prof. Me. Cídio Lopes de Almeida

LOPES DE ALMEIDA, C. Maçonaria Revelada. São Paulo: AMF3. 2013. Acessível em: https://amf3.com.br/maconaria-revelada-3/

 

A falta de criatividade nos títulos de livros destinados a maçons parece-me um sintoma da qualidade da capacidade de leitura dos compradores de livros. Se fizermos uma pesquisa nas poucas editoras dedicadas ao tema certamente teremos a incidência, na composição dos títulos, das palavras: “Segredo”, “revelação”, “revelando”, “secreto”, etc.

Mesmo aqui no Blog/site que conta com vários tipos de textos notamos que temas “polêmicos” são os mais acessados.

A questão é saber se a curiosidade inicial passa para outras leituras e níveis de profundidade. O que fica difícil de aferir, pois carecemos de pesquisa empírica. Restando-nos apenas a sensação, no contato com pessoas pertencentes ao grupo, de que não há um segundo movimento de leitura. Sempre são raros aqueles que se dedicam a usufruir do histórico e método filosófico dessa modalidade de sociabilidade.

Esse blog/site se pretendeu, considerando a ideia de educação trágica em Nietzsche, a provocar e divulgar essa sociabilidade como sendo um método de ensino de Filosofia. Mesmo considerando matize Iluminista e Positivista, ela abarca muito mais da longa história do ensino de filosofia. Portanto, a constante crítica não pretende apagar ou mesmo tirar o estímulo, mas somente propiciar que o discurso ordinário se eleve às questões universais da Filosofia. A metodologia de Platão na Academia ou mesmo das demais escolas da Grécia Antiga não ficam aquém do projeto da Maçonaria nos dias de hoje. A presença física de Lojas por todo território brasileiro dessa experiência a faz como um dos poucos lugares privilegiados de real transformação social do Brasil. Contudo, isso só será possível pela vida da educação.

 


Descubra mais sobre AMF3

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo autoral!