Identificação de uma mulher: As escrituras do Agente Desconhecido e a franco-maçoanria

Identificação de uma mulher: As escrituras do Agente Desconhecido e a franco-maçoanria

Identidade de uma mulher: As escrituras do Agente Desconhecido e a franco-maçonaria esotérica no século XVII

 

Identificação de uma mulher:

As escrituras do Agente Desconhecido

 e a franco-maçonaria esotérica no século XVIII

 

Christine BERGÉ BERGÉ, Christine. Identification d’une femme. Les écritures de l’Agent inconnu et la franc-maçonnerie ésotérique au XVIIIe siècle. In: L’Homme, 1997, tome 37 n°144. pp. 105-129. DOI: https://doi.org/10.3406/hom.1997.370360 Acesso em: www.persee.fr/doc/hom_04394216_1997_num_37_144_370360 

Tradução

Cídio Lopes de Almeida

BERGÉ, Christine. Identificação de uma mulher: As escrituras do Agente Desconhecido e a franco-maçonaria esotérica no século XVIII. Tradução Cídio Lopes de Almeida. São Paulo: AMF3 Escola de Filosofia. Disponível em: https://amf3.com.br/identificacao-de-uma-mulher-as-escrituras-do-agente-desconhecido-e-a-franco-maconaria Acesso em (dd/mm/aaaa) 

Resumo

Christine Bergé – Identificação de uma mulher: As escrituras do Agente Desconhecido e a maçonaria esotérica no século XVIII – No final do século XVIII, entre os maçons lioneses, chegam Cadernos contendo um novo ensinamento esotérico. O autor, que deseja ocultar sua identidade, se autodenomina o “Agente Desconhecido” e afirma escrever sob a inspiração do espírito da Virgem Maria. A recepção dessas escrituras reflete a inquietação da época e a busca pelo conhecimento em um período em que a ciência está se desenvolvendo.

Palavras-chave: escrita — maçonaria — magnetismo — mística — psicanálise

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo autoral!