Heráclito de Éfeso

Heráclito de Éfeso

Heráclito de Éfeso

Prof. Me. Cídio Lopes de Almeida

Na foto que ilustra esse fragmento pedagógicos estou em frente a Biblioteca de Celsius no atual sítio arqueológico de Éfeso. Os fragmentos abaixo tiveram como propósito o uso didático e foram retirados da obra História da Filosofia de Giovanni Reale. REALE E ANTISERI. 2007. p. 23. V 1

“Heráclito de Éfeso (sécs. VI-V a.C) herda dos milésimos o conceito de dinamismo universal, mas o aprofunda de modo
conspícuo. “tudo escorre” é a proposição emblemática de Heráclito, e indica o fato de que o devir é uma característica estrutural de toda a realidade.”

“Não se trata de devir caótico, mas de passagem dinâmica ordenada de um contrário ao outro: é uma guerra de opostos,
que no conjunto se compõe em harmonia e contrários. O mundo é, portanto, guerra nos particulares, mas paz e harmonia no conjunto, como a harmonia do arco e da lira que nasce da composição equilibrada de forças e tensões opostas.”

“O princípio para Heráclito se identifica com o fogo, que é perfeita expressão do movimento perene, e justamente na dinâmica da guerra dos contrários (o fogo vive da morte do combustível, transformando-o continuamente em cinzas, mas se manifesta harmonicamente como chama de modo constante). O fogo está estreitamente ligado com o conceito de racionalidade (=logos), razão de ser da harmonia do cosmos.”

“Heráclito foi levado a salientar a alma em relação ao corpo, e também a assumir algumas posições órficas.” (REALE E ANTISERI. 2007. p. 23. V 1)

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo autoral!