Guia Prático para Ensino Religioso no Fundamental I

Guia Prático para Ensino Religioso no Fundamental I

Ensino Religioso no Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Apresentação

O presente roteiro, disponibilizado em AMF3, tem como objetivo incentivar colegas
professoras [alguns raros colegas professores] da Educação Fundamental Anos
Iniciais a promoverem em suas atividades, enquanto regentes de classe que
ministram todos os conteúdos preconizados na BNNCC para este seguimento da
Educação, a perceberem os aspectos de que se trata de uma componente
não-confessional.

Antes de termos um contato com os profissionais licenciados ou que já lidam com o
debate das Ciências das Religiões, por vezes “ligamos no automático” e acabamos
promovendo uma prática em sala de aula que não está de acordo com a legislação.
No “automático” promovemos alguma coisa entre catequese e ensino teológico
confessional.

A partilha deste roteiro é uma contribuição aberta com estes colegas
profissionais da educação, que por vezes não tem[os] as melhores condições para
o exercício da nossa profissão.

Contudo, isto não pode nos esquivar do debate dos últimos 30 anos [o Fórum Nacional
Permanente do Ensino religioso FONAPER foi fundado em 26 de set. de 1995] que
compreende [amparados por legislação que formaliza esta ideia defendida no
fórum] que o mais adequado é haver o professor(a) desta Componente Curricular
Licenciado em Ciência(as) da(as) Religião(ões) para ser o regente em todas as
séries da Educação Fundamental, Anos Iniciais e Anos Finais.

O roteiro será feito em partes ao longo do ano de 2025.

Roteiro de Ensino Religioso para os Anos
Iniciais do Ensino Fundamental

O Ensino Religioso nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental busca desenvolver nos alunos
a compreensão do fenômeno [e dos conhecimentos] religioso e o respeito à
diversidade, sem proselitismo. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define
competências específicas para a área, como: conhecer diferentes tradições
religiosas e filosofias de vida, compreender e respeitar suas manifestações,
reconhecer o valor da vida e conviver com a diversidade de crenças. Com base
nesses princípios, o roteiro a seguir sugere atividades para cada série,
articuladas às unidades temáticas e objetos de conhecimento da BNCC:

1º Ano:

  • Unidade Temática:
    Identidades e alteridades
    • Objeto de Conhecimento: O eu,
      o outro e o nós.
      • Atividade: Roda de conversa sobre os
        nomes dos alunos, explorando suas origens e significados. Desenho do
        autorretrato e apresentação para a turma, destacando características
        físicas e subjetivas.
    • Objeto de Conhecimento:
      Imanência e transcendência.
      • Atividade: Observação e registro da
        diversidade de seres vivos presentes no ambiente escolar (plantas,
        animais, insetos). Criação de um mural coletivo com os desenhos e nomes
        das diferentes formas de vida.
  • Unidade Temática:
    Manifestações religiosas
    • Objeto de Conhecimento:
      Sentimentos, lembranças, memórias e saberes.
      • Atividade: Contação de histórias
        sobre momentos importantes na vida dos alunos (nascimento, festas,
        viagens) e como as pessoas demonstram seus sentimentos nesses eventos.
        Desenho de um momento especial e compartilhamento com a turma.

2º Ano:

  • Unidade Temática:
    Identidades e alteridades
    • Objeto de Conhecimento: O eu,
      a família e o ambiente de convivência.
      • Atividade: Entrevista com familiares
        sobre costumes e tradições, como: comemorações, culinária, vestimentas e
        músicas. Compartilhamento das descobertas com a turma e identificação de
        semelhanças e diferenças.
    • Objeto de Conhecimento:
      Memórias e Símbolos.
      • Atividade: Criação de uma
        “cápsula do tempo” com objetos e mensagens que representem a
        turma e seus costumes, para ser aberta no final do ano letivo. Discussão
        sobre a importância dos símbolos e como eles evocam memórias.
    • Objeto de Conhecimento:
      Símbolos Religiosos.
      • Atividade: Pesquisa em livros e
        internet sobre diferentes símbolos religiosos presentes na comunidade,
        como: crucifixo, estrela de Davi, lua crescente. Confecção de um painel
        com os símbolos pesquisados e seus significados, ressaltando a
        importância do respeito à diversidade.
  • Unidade Temática:
    Manifestações Religiosas
    • Objeto de Conhecimento:
      Alimentos Sagrados.
      • Atividade: Trazer de casa um
        alimento que tenha significado especial para a família (ex: bolo de
        aniversário, pão de queijo da avó). Apresentação dos alimentos e seus
        significados para a turma, explorando a relação entre comida e afeto.
        Discussão sobre alimentos com significado religioso em diferentes
        culturas, como a hóstia na Igreja Católica ou o pão ázimo na Páscoa
        Judaica.

3º Ano:

  • Unidade Temática:
    Identidades e alteridades
    • Objeto de Conhecimento:
      Espaços e territórios religiosos.
      • Atividade: Visita virtual a
        diferentes locais de culto, como igrejas, templos, sinagogas e
        terreiros. Observação e registro das características dos espaços:
        arquitetura, símbolos, mobiliário. Comparação entre os diferentes locais
        e discussão sobre a função dos espaços religiosos como locais de
        encontro e celebração.
  • Unidade Temática:
    Manifestações Religiosas
    • Objeto de Conhecimento:
      Práticas celebrativas.
      • Atividade: Pesquisa sobre diferentes
        celebrações religiosas presentes na comunidade (ex: Natal, Páscoa,
        Ramadã, Festa Junina). Apresentação das pesquisas para a turma,
        incluindo: data, significado, costumes e símbolos. Discussão sobre a
        importância das práticas celebrativas para as diferentes religiões e
        como elas expressam crenças e valores.
    • Objeto de Conhecimento:
      Indumentárias Religiosas.
      • Atividade: Coleção de imagens de
        diferentes vestimentas religiosas (ex: batina, véu, quipá). Criação de
        um varal com as imagens e seus nomes. Discussão sobre o significado das
        roupas e adereços em diferentes religiões e como elas expressam
        identidade e respeito.

4º Ano:

  • Unidade Temática:
    Manifestações Religiosas
    • Objeto de Conhecimento: Ritos
      religiosos.
      • Atividade: Leitura de histórias
        infantis que abordem diferentes ritos de passagem, como: batismo,
        casamento, funeral. Discussão sobre o significado desses ritos em
        diferentes culturas e como eles marcam momentos importantes na vida das
        pessoas.
    • Objeto de Conhecimento:
      Representações religiosas na arte.
      • Atividade: Visita a um museu
        (virtual ou presencial) que possua obras de arte com temática religiosa.
        Observação e registro de elementos religiosos presentes nas obras:
        símbolos, personagens, histórias. Discussão sobre a influência da
        religião na arte e como diferentes culturas expressam sua fé através da
        pintura, escultura, música, etc..
  • Unidade Temática:
    Crenças Religiosas e Filosofias de Vida
    • Objeto de Conhecimento:
      Ideia(s) de divindade(s).
      • Atividade: Roda de conversa sobre a
        ideia de Deus ou divindades em diferentes religiões. Desenho da
        representação de Deus na percepção de cada aluno. Compartilhamento dos
        desenhos e respeito às diferentes concepções, sem fazer juízo de valor.

5º Ano:

  • Unidade Temática:
    Crenças Religiosas e Filosofias de Vida
    • Objeto de Conhecimento:
      Narrativas religiosas.
      • Atividade: Leitura e análise de
        narrativas religiosas de diferentes tradições, como: parábolas, contos,
        lendas. Identificação dos ensinamentos morais e éticos presentes nas
        histórias. Debate sobre a importância das narrativas para transmitir
        valores e crenças.
    • Objeto de Conhecimento: Mitos
      nas tradições religiosas.
      • Atividade: Pesquisa e apresentação
        de mitos de criação de diferentes culturas, como: indígenas, africanas,
        gregas. Comparação entre os mitos e identificação de elementos comuns e
        diferentes. Discussão sobre o papel dos mitos na construção da
        identidade cultural e religiosa.
    • Objeto de Conhecimento:
      Ancestralidade e tradição oral.
      • Atividade: Convite a um membro da
        comunidade para compartilhar histórias, lendas e costumes de sua cultura
        e/ou religião, transmitidos pela tradição oral. Roda de conversa sobre a
        importância da preservação da memória e do respeito à diversidade
        cultural e religiosa.

Considerações importantes:

  • É importante considerar o Currículo Escolar do Estado e do
    Município em que a Escola está situada. Apesar dos currículos regionais
    não fugirem ao essencial da BNCC, os que conheço todos derivam deste documento
    nacional, é preciso ajustar alguns detalhes.
  • É fundamental adaptar as atividades à realidade dos alunos e da
    comunidade escolar, considerando a diversidade cultural e religiosa
    presente.
  • O professor deve atuar como mediador, promovendo o diálogo
    respeitoso e a construção do conhecimento de forma crítica e reflexiva.
  • É importante utilizar recursos didáticos variados, como livros,
    vídeos, músicas, jogos, visitas a locais de culto (virtuais ou
    presenciais) e o contato com representantes de diferentes tradições
    religiosas.
  • O ensino religioso deve ser um espaço de aprendizagem sobre o fenômeno
    religioso
    e dos conhecimentos religiosos e de desenvolvimento
    da empatia, do respeito à diversidade e da cultura de paz.

Lembre-se que este é apenas um roteiro inicial, que
pode ser adaptado e enriquecido de acordo com a criatividade e os recursos
disponíveis. O importante é garantir um ensino religioso significativo e
respeitoso para todos os alunos.


Descubra mais sobre AMF3

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

error: Conteúdo autoral!