Curso: Sustentabilidade, uma construção de dentro para
fora
fora
Objetivos: Iniciar um processo educativo junto aos
indivíduos para que os mesmos sejam protagonistas da construção de uma vida
mais sustentável
indivíduos para que os mesmos sejam protagonistas da construção de uma vida
mais sustentável
Metodologia:
A construção da Sustentabilidade de dentro para fora acontece em três
etapas: conscientização, transformação pessoal
e nova atitude de cuidado diante da vida no dia-a-dia. O
processo/trabalho interior e as ações externas acontecem em onze atividades. As
três etapas e onze atividades são apresentadas a seguir:
etapas: conscientização, transformação pessoal
e nova atitude de cuidado diante da vida no dia-a-dia. O
processo/trabalho interior e as ações externas acontecem em onze atividades. As
três etapas e onze atividades são apresentadas a seguir:
○
Conscientização sobre a questão da Sustentabilidade
Conscientização sobre a questão da Sustentabilidade
■
Argumentação com base científica sobre a crise
de Insustentabilidade
Argumentação com base científica sobre a crise
de Insustentabilidade
■
Filosofando sobre o Ser Humano e sobre Sustentabilidade
Filosofando sobre o Ser Humano e sobre Sustentabilidade
■
Entendendo sobre Mudança de Cultura e Cultura de
Mudança para Sustentabilidade
Entendendo sobre Mudança de Cultura e Cultura de
Mudança para Sustentabilidade
○
Transformação pessoal
para praticar um caminhar mais sustentável
Transformação pessoal
para praticar um caminhar mais sustentável
■
Educação para
a Sensibilidade
Educação para
a Sensibilidade
■
Educação para a Cooperatividade
Educação para a Cooperatividade
■
Educação para a Conectividade
Educação para a Conectividade
■
Educação para
Responsabilidade
Educação para
Responsabilidade
○
Mudança de
atitude pessoal na busca do Cuidado com a Vida no dia-a-dia
Mudança de
atitude pessoal na busca do Cuidado com a Vida no dia-a-dia
■
Cuidar de Si
Cuidar de Si
■
Cuidar Um do Outro
Cuidar Um do Outro
■
Cuidar
Uns dos Outros e
Cuidar
Uns dos Outros e
■ Todos
juntos Cuidarem da Natureza
juntos Cuidarem da Natureza
Carga horária: 32 horas diurno e 28 horas noturno
Sobre a abordagem de Sustentabilidade que você encontrará
no curso:
no curso:
●
Sustentabilidade é uma construção de dentro para
fora.
Sustentabilidade é uma construção de dentro para
fora.
●
A construção da Sustentabilidade de dentro para
fora é um processo de concientização e transformação pessoal construido no
interior do indivíduo e posterior prática
externa de cuidado pela vida no dia-a-dia, no cotidiano.
A construção da Sustentabilidade de dentro para
fora é um processo de concientização e transformação pessoal construido no
interior do indivíduo e posterior prática
externa de cuidado pela vida no dia-a-dia, no cotidiano.
●
Estamos comprometidos com uma aprendizagem
transformadora que leve cada pessoa
através das ações por ela implementadas, a uma demonstração prática de
uma vida mais sustentável. Toda
contribuição, por menor que possa parecer,
faz parte de um processo maior de construção coletiva de uma mudança de
paradigma.
Estamos comprometidos com uma aprendizagem
transformadora que leve cada pessoa
através das ações por ela implementadas, a uma demonstração prática de
uma vida mais sustentável. Toda
contribuição, por menor que possa parecer,
faz parte de um processo maior de construção coletiva de uma mudança de
paradigma.
●
Estamos comprometidos com a construção de uma
mudança de paradigma, e para isto precisamos alcançar um número expressivo de
pessoas, uma massa crítica de pessoas, que busquem uma vida mais sustentável e
que possam fazer a diferença no cenário mundial, possibilitando cada um a fazer
parte da construção de um mundo mais equilibrado, sustentável e com
oportunidades para todos. Uma massa
crítica de pessoas que tenham sido “chamadas” para mudança e através do
próprio exemplo contribuir para uma mudança de cultura para uma vida mais
sustentável… Contribuir para a
construção do inconsciente coletivo de um paradigma
de Sustentabilidade…A busca da “centésima” pessoa que tenha contribuido com sua mudança…
Estamos comprometidos com a construção de uma
mudança de paradigma, e para isto precisamos alcançar um número expressivo de
pessoas, uma massa crítica de pessoas, que busquem uma vida mais sustentável e
que possam fazer a diferença no cenário mundial, possibilitando cada um a fazer
parte da construção de um mundo mais equilibrado, sustentável e com
oportunidades para todos. Uma massa
crítica de pessoas que tenham sido “chamadas” para mudança e através do
próprio exemplo contribuir para uma mudança de cultura para uma vida mais
sustentável… Contribuir para a
construção do inconsciente coletivo de um paradigma
de Sustentabilidade…A busca da “centésima” pessoa que tenha contribuido com sua mudança…
●
Nosso maior compromisso e foco dentro da
perspectiva da Sustentabilidade é com a
dimensão social. Entendemos que colocar os aspectos sociais no foco, é
condição fundamental para tratar a crise social e sua participação na crise
ambiental, de modo a alcançar o equilibrio no caminhar para a sustentabilidade.
É tratar de questões como fome, desemprego, desigualdades sociais, entre
outras, com prioridade na busca do desenvolvimento social e da
sustentabilidade. E social também é a contribuição de cada pessoa para fazer
dentro de si mesma a mudança que deseja ver no mundo…
Nosso maior compromisso e foco dentro da
perspectiva da Sustentabilidade é com a
dimensão social. Entendemos que colocar os aspectos sociais no foco, é
condição fundamental para tratar a crise social e sua participação na crise
ambiental, de modo a alcançar o equilibrio no caminhar para a sustentabilidade.
É tratar de questões como fome, desemprego, desigualdades sociais, entre
outras, com prioridade na busca do desenvolvimento social e da
sustentabilidade. E social também é a contribuição de cada pessoa para fazer
dentro de si mesma a mudança que deseja ver no mundo…
●
Entendemos a necessidade de desenvolver um novo
olhar para que a dimensão social da sustentabilidade possa ser percebida dentro
de uma visão transformadora em que o homem seja parte da Natureza, estando no
foco de nossas ações, tanto nos países pobres, nos países em desenvolvimento
como também nos países desenvolvidos, de modo a iniciar a construção de uma
civilização cujo ponto de base seja a solidariedade e generosidade entre as
pessoas.
Entendemos a necessidade de desenvolver um novo
olhar para que a dimensão social da sustentabilidade possa ser percebida dentro
de uma visão transformadora em que o homem seja parte da Natureza, estando no
foco de nossas ações, tanto nos países pobres, nos países em desenvolvimento
como também nos países desenvolvidos, de modo a iniciar a construção de uma
civilização cujo ponto de base seja a solidariedade e generosidade entre as
pessoas.
●
Acreditamos que seja parte fundante para a
construção de uma vida mais sustententável, buscar a globalização do cuidado e da atenção com
todos os seres humanos como base da globalização e não apenas a globalização da
economia e a globalização do olhar ecologista que não inclua o homem como parte
da Natureza.
Acreditamos que seja parte fundante para a
construção de uma vida mais sustententável, buscar a globalização do cuidado e da atenção com
todos os seres humanos como base da globalização e não apenas a globalização da
economia e a globalização do olhar ecologista que não inclua o homem como parte
da Natureza.
●
Entendemos que a Sustentabilidade vai sendo
tecida num processo educacional, sendo construida pela ação pessoal nas esferas
de atuação de cada um, na própria vida pessoal, familiar, profissional, e na
sociedade, quando cada indivíduo se
responsabilizar e se comprometer a fazer parte da construção de um mundo
aberto, inclusivo, justo e democrático, que respeite os direitos humanos e os
integrem com direitos dos outros sistemas vivos.
Entendemos que a Sustentabilidade vai sendo
tecida num processo educacional, sendo construida pela ação pessoal nas esferas
de atuação de cada um, na própria vida pessoal, familiar, profissional, e na
sociedade, quando cada indivíduo se
responsabilizar e se comprometer a fazer parte da construção de um mundo
aberto, inclusivo, justo e democrático, que respeite os direitos humanos e os
integrem com direitos dos outros sistemas vivos.
●
Consideramos a crise de sustentabilidade
diagnosticada científicamente e estamos comprometidos com a elaboração de um
sistema de pensamento e de planejamento a curto, médio e longo prazos, que
facilitem cada pessoa a entender e se preparar para tomar ações para fazer
frente aos desafios atuais e futuros, além de buscar oportunidades para outras
ações no seu dia-a-dia. Fazemos uma convocação a todos para ingressarem na
travessia transformadora que leve à nossa essência criativa e regeneradora.
Consideramos a crise de sustentabilidade
diagnosticada científicamente e estamos comprometidos com a elaboração de um
sistema de pensamento e de planejamento a curto, médio e longo prazos, que
facilitem cada pessoa a entender e se preparar para tomar ações para fazer
frente aos desafios atuais e futuros, além de buscar oportunidades para outras
ações no seu dia-a-dia. Fazemos uma convocação a todos para ingressarem na
travessia transformadora que leve à nossa essência criativa e regeneradora.
●
O nosso trabalho
é suportado por um forte compromisso teórico e prático em promover uma
abordagem holística desde a estruturação do pensamento, utilizando uma base
fundada a partir de quatro eixos – a busca e uso de dados científicos, a
espiritualidade, a psicologia e arte – além do próprio processo de
aprendizagem, que incorpora inúmeras disciplinas para possibilitar um melhor
entendimento das dimensões econômicas, ambientais e sociais da sustentabilidade
e sua interrelação com os sistemas culturais e políticos de nossa civilização.
O nosso trabalho
é suportado por um forte compromisso teórico e prático em promover uma
abordagem holística desde a estruturação do pensamento, utilizando uma base
fundada a partir de quatro eixos – a busca e uso de dados científicos, a
espiritualidade, a psicologia e arte – além do próprio processo de
aprendizagem, que incorpora inúmeras disciplinas para possibilitar um melhor
entendimento das dimensões econômicas, ambientais e sociais da sustentabilidade
e sua interrelação com os sistemas culturais e políticos de nossa civilização.
●
A abordagem holística proposta e adotada por
nós também utiliza a exemplo de outras
Instituições o conceito de resiliência que é a base do comportamento de
sistemas complexos e seus processos de mudanças. Aspecto importante no conceito de resiliência
é o entendimento de que a mudança sempre acontece e que ignorar ou resistir às
mudanças, leva a um aumento de vulnerabilidade e do risco em de perder as
oportunidades associadas com o momento de mudanças. Compreender como e porque o nosso sistema
como um todo está mudando, de modo que cada um de nós, possa estar melhor
capacitado para trabalhar e construir a própria mudança em curso.
A abordagem holística proposta e adotada por
nós também utiliza a exemplo de outras
Instituições o conceito de resiliência que é a base do comportamento de
sistemas complexos e seus processos de mudanças. Aspecto importante no conceito de resiliência
é o entendimento de que a mudança sempre acontece e que ignorar ou resistir às
mudanças, leva a um aumento de vulnerabilidade e do risco em de perder as
oportunidades associadas com o momento de mudanças. Compreender como e porque o nosso sistema
como um todo está mudando, de modo que cada um de nós, possa estar melhor
capacitado para trabalhar e construir a própria mudança em curso.
●
Procuramos incitar a percepção de um senso de responsabilidade comum, que
nasce com o conhecimento dos desafios da sustentabilidade à luz da ciência, e
de uma profunda análise psicológica da
sociedade, da qual fazemos parte, que construiu esta insustentabilidade.
Procuramos incitar a percepção de um senso de responsabilidade comum, que
nasce com o conhecimento dos desafios da sustentabilidade à luz da ciência, e
de uma profunda análise psicológica da
sociedade, da qual fazemos parte, que construiu esta insustentabilidade.
●
Buscamos
a conscientização de cada pessoa, seu convencimento e adesão para cada um fazer a sua parte.
Buscamos
a conscientização de cada pessoa, seu convencimento e adesão para cada um fazer a sua parte.
●
Buscamos incentivar a ampliação de diferentes
maneiras de olhar o mundo, e de entendimento da nossa interdependência com
o outro e com o planeta…
Buscamos incentivar a ampliação de diferentes
maneiras de olhar o mundo, e de entendimento da nossa interdependência com
o outro e com o planeta…
●
A “Sustentabilidade: uma construção de dentro
para fora” trabalha a base de valores e
conceitos da sustentabilidade, sendo parte de um processo maior de Educação para Sustentabilidade.
A “Sustentabilidade: uma construção de dentro
para fora” trabalha a base de valores e
conceitos da sustentabilidade, sendo parte de um processo maior de Educação para Sustentabilidade.
●
Paralelamente ao processo de conscientização,
com base mais teórica, oferecemos um processo de autodesenvolvimento com base mais prática e vivencial, que
trabalha a sensibilidade, a solidariedade, a espiritualidade e a responsabilidade como partes da
transformação do indivíduo para impulsionar sua contribuição na mudança. O
processo de transformação pessoal para uma nova atitude na vida, incorpora os
saberes da arte, das virtudes humanas, da espiritualidade e da psicologia e
sociologia.
Paralelamente ao processo de conscientização,
com base mais teórica, oferecemos um processo de autodesenvolvimento com base mais prática e vivencial, que
trabalha a sensibilidade, a solidariedade, a espiritualidade e a responsabilidade como partes da
transformação do indivíduo para impulsionar sua contribuição na mudança. O
processo de transformação pessoal para uma nova atitude na vida, incorpora os
saberes da arte, das virtudes humanas, da espiritualidade e da psicologia e
sociologia.
●
Nossa abordagem utiliza uma coleção de
pensamentos e textos, para despertar as pessoas em seu potencial criativo e em
seu papel transformador. Os irradiadores de uma nova consciência que conduza a
coletividade a uma vida mais sustentável.
Nossa abordagem utiliza uma coleção de
pensamentos e textos, para despertar as pessoas em seu potencial criativo e em
seu papel transformador. Os irradiadores de uma nova consciência que conduza a
coletividade a uma vida mais sustentável.
●
Entendemos que construir a sustentabilidade de
dentro para fora é educar para
sustentabilidade . Isto implica em
aprender sim, a conhecer sim e a fazer sim,
mas, sobretudo aprender a ser, a conviver e a cuidar. Comporta construir
sentidos de vida, saber lidar com a complexa condição humana e definir-se face
aos rumos da história.
Entendemos que construir a sustentabilidade de
dentro para fora é educar para
sustentabilidade . Isto implica em
aprender sim, a conhecer sim e a fazer sim,
mas, sobretudo aprender a ser, a conviver e a cuidar. Comporta construir
sentidos de vida, saber lidar com a complexa condição humana e definir-se face
aos rumos da história.
Turma 1: (32 horas)
Datas: 23 – 27 de setembro
Horários: 09:30 – 17:00 (com 1
hora de almoço)
hora de almoço)
Local: Instituto ECOAR
Turma 2: (28 horas)
Datas: 23 – 27 de setembro
Horário: 18:00 – 22:00
Local: Instituto ECOAR
Datas: 28 de setembro
Horário: 09:00 – 18:00
Local: Instituto ECOAR
Investimento por aluno: R$ 450,00
em 3 parcelas – sendo R$ 150,00 na inscrição, R$ 150,00 após 30 dias e R$
150,00 após 60 dias, com cheques pré-datados.
em 3 parcelas – sendo R$ 150,00 na inscrição, R$ 150,00 após 30 dias e R$
150,00 após 60 dias, com cheques pré-datados.
Do valor bruto arrecadado com as inscrições, será debitado as duas passagem RJ – SP, SP – RJ de
Paulo e Rafael, este novo valor será chamado de valor líquido para rateio:
Paulo e Rafael, este novo valor será chamado de valor líquido para rateio:
– 10% serão para a administração/custeio para o Instituto
ECOAR
ECOAR
– 90% serão para os educadores (pela proporção da carga
horária )
horária )
Parte 1:
Tempo total: 13 horas na turma 1 e 12 horas na turma 2
–
Conscientização sobre a Crise de Sustentabilidade ( Miriam Duailibi = 6
horas e 30 minutos na turma 1 e 6 horas na turma 2)
Conscientização sobre a Crise de Sustentabilidade ( Miriam Duailibi = 6
horas e 30 minutos na turma 1 e 6 horas na turma 2)
–
Filosofando sobre o Ser Humano e a Sustentabilidade ( Cídio = 3 horas na
turma 1 e 2 horas na turma 2)
Filosofando sobre o Ser Humano e a Sustentabilidade ( Cídio = 3 horas na
turma 1 e 2 horas na turma 2)
–
Mudança de Cultura e Cultura de Mudança ( Miriam Duailibi = 3 horas e 30
minutos na turma 1 e 4 horas na turma 2)
Mudança de Cultura e Cultura de Mudança ( Miriam Duailibi = 3 horas e 30
minutos na turma 1 e 4 horas na turma 2)
Parte 2:
Tempo total: 12 horas na turma 1 e 8 horas na turma 2
–
Educação para Sensibilidade ( Paulo = 3 horas e 30 minutos nas turmas 1
e 2 horas na turma 2 )
Educação para Sensibilidade ( Paulo = 3 horas e 30 minutos nas turmas 1
e 2 horas na turma 2 )
–
Educação para Cooperatividade ( Paulo = 2 horas na turma 1 e 2 horas na
turma 2)
Educação para Cooperatividade ( Paulo = 2 horas na turma 1 e 2 horas na
turma 2)
–
Educação para Conectividade ( Rafael = 3 horas nas turmas 1 e 2 horas na turma 2)
Educação para Conectividade ( Rafael = 3 horas nas turmas 1 e 2 horas na turma 2)
–
Educação para Responsabilidade ( Paulo = 2 horas e 30 minutos na turma 1
e 2 horas na turma 2 )
Educação para Responsabilidade ( Paulo = 2 horas e 30 minutos na turma 1
e 2 horas na turma 2 )
Parte 3:
Tempo total: 7 horas na turma 1 e 8 horas na turma 2
–
Cuidar de Si ( Rafael = 1 hora e 30 minutos nas turmas 1 e 2 horas na
turma 2)
Cuidar de Si ( Rafael = 1 hora e 30 minutos nas turmas 1 e 2 horas na
turma 2)
–
Cuidar um do outro ( Rafael = 1 hora e 30 minutos nas turmas 1 e 2 horas
na turma 2)
Cuidar um do outro ( Rafael = 1 hora e 30 minutos nas turmas 1 e 2 horas
na turma 2)
–
Cuidar uns dos outros ( Rafael = 2 horas nas turmas 1 e 2 )
Cuidar uns dos outros ( Rafael = 2 horas nas turmas 1 e 2 )
–
Cuidar todos juntos da Natureza ( Myriam Dualibi = 2 horas nas turmas 1
e 2)
Cuidar todos juntos da Natureza ( Myriam Dualibi = 2 horas nas turmas 1
e 2)
Tempo total do Educadores: 32 horas na turma 1 e 28
horas na turma 2
horas na turma 2
Carga
Horária dos Professores e facilitadores de dinâmicas de grupo na Turma 1 manhã:
Horária dos Professores e facilitadores de dinâmicas de grupo na Turma 1 manhã:
Miriam
Duailibi – 12 h; Cidio – 3h; Paulo – 8h; e Rafael – 8h – total de 32h
anunciadas…
Duailibi – 12 h; Cidio – 3h; Paulo – 8h; e Rafael – 8h – total de 32h
anunciadas…
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