Característica da Metafísica em seus períodos

Característica da Metafísica em seus períodos





(CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. Editora
Ática: 2005. p. 180-181) 

“A pergunta pelo que é”
“A metafísica é a investigação filosófica que
gira em torno da pergunta “O que é?”. Este “é”possui dois
sentidos:”
“1. significa “existe”, de modo que
a pergunta se refere à existência da realidade e pode ser trasncrita como:
“O que existe?”; 
“2. significa “natureza própria de alguma
coisa”, de modo que a pergunta se refere à essência da realidade, podendo
ser transcrita como: “Qual é a essência daquilo que existe?”
“Existência e essência da realidade em seus
múltiplos aspectos são, assim, os temas principais da metafísica, que investiga
os fundamentos, os princípios e as causas de todas as coisas e o Ser íntimo de
todas as coisas, indagando por que existem e por que são o que são.”
A história da metafísica pode ser dividida em três
grandes períodos,  o primeiro deles separado dos outros dois pela
Filosofia de David Hume. 
1. período que vai de Platão e Aristóteles (séculos
IV e III a.C) até David Hume (século XVIII d.C);
2. período que vai de Kant(século XVIII) até a
fenomenologia de Husserl (século XX); 
3. metafísica ou ontologia contemporânea, a partir
dos anos 20 do século XX.”
“Características da metafísica em seus
períodos”
“No primeiro período, a metafísica possui as
seguintes características: 
– investiga aquilo que é ou existe, a realidade em
si;
– é um conhecimento racional apriorístico, isto é,
não se baseia nos dados conhecidos diretamente pela experiência sensível ou
sensorial (nos dados empríricos), mas nos puros conceitos formulados pelo
pensamento puro ou pelo intelecto; 
– é um conhecimento sistemático, isto é, cada
conceito depende de outros e se relaciona com outros, formando um sistema
coerente de idéias ligadas entre si;
– exige a distinção entre ser e parecer ou entre
realidade e aparência, seja porque, para alguns filósofos, a aparência é irreal
e falsa, seja porque, para certos filósofos, a aparência só pode ser
compreendida e explicada pelo conhecimento da realidade que subjaz a ela.”
“Esse primeiro período da metafísica termina
quando Hume explica que os conceitos metafísicos não correspondem a nenhuma
realidade externa, existente em si mesma e independente de nós, mas são meros
nomes gerais para as coisas, nomes que nos vêm pelo hábito mental ou psíquico
de associar em idéias as sensações, as percepções e as impressões dos sentidos,
quando são constantes, freqüentes e regulares.”
“O segundo período tem seu centro na Filosofia
de Kant, que demonstra a impossibilidade dos conceitos tradicionais da
metafísica para alcançar e conhecer a realidade em si das coisas. Em seu lugar,
Kant propõe que a metafísica seja o conhecimento de nossa própria capacidade de
conhecer – seja uma crítica da razão pura teórica -, tomando a realidade como
aquilo que existe para nós enquanto somos o sujeito do conhecimento.”
“A metafísica poderá continuar usando o mesmo
vocabulário que usava tradicionalmente, mas o sentido conceitual das palavras
mudará totalmente, pois não se referem ao que existe em si e por si, mas ao que
existe para nós e é organizado por nossa razão. Embora com muitas diferenças
(que veremos mais tarde), Husserl trilhará um caminho próximo ao de Kant.”
“A metafísica contemporânea é chamada de
ontologia(veremos posteriormente o sentido dessa palavra) e procura superar
tanto a antiga metafísica quanto a concepção kantiana. Considera o objeto da
metafísica a relação originária mundo-homem. Suas principais característcas
são: 
– investiga os diferentes modos como os entes ou os
seres existem;
– investiga a relação necessária entre a existência e a essência dos
entes e o modo como aparecem para nossa consciência, manifestação que se dá na
várias formas em que a consciência se realiza (percepção, imaginação, memória,
linguagem, intersubjetividade, reflexão, ação moral e política, prática
artística, técnicas);
– alguns consideram que a metafísica ou ontologia contemporânea deveria
ser chamada de descritiva, porque, em vez de oferecer uma explicação causal da
realidade, é uma descrição das estruturas do mundo e do nosso pensamento.”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo autoral!