Resenha
ASSMANN, Jan. The Mind of Egypt: History and Meaning in the Time of the Pharaohs. Tradução de Andrew Jenkins. New York: Metropolitan Books, Henry Holt and Company, 2002.
Cídio Lopes de Almeida
[sem revisão por pares]
Resumo
O texto apresenta um ensaio sobre a história do significado no Antigo Egito, distinguindo-se da história cultural ou de eventos. Explora como os egípcios construíram suas memórias e “ficções de coerência”, desde a formação do estado e a divinização do faraó, expressas em monumentos como as pirâmides. A narrativa detalha as dinastias e períodos, como o Reino Antigo e os Períodos Intermediários, analisando as transformações sociais, políticas e religiosas, incluindo o conceito de justiça conectiva e a ascensão da piedade pessoal. Finalmente, o texto aborda a influência da religião e da escrita hieroglífica na manutenção da ordem e na compreensão do divino, bem como as interpretações e redescobertas da civilização egípcia ao longo da história.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela) Pinterest
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no Pocket(abre em nova janela) Pocket
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela) Tumblr
Relacionado
Descubra mais sobre AMF3
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Adaptação Cultural Arcaísmo e Renascimento Cultural Canonização Cultural Concepções da Realeza Concepções de Ordem e Caos Construção de Significado Construção Social da Realidade. Criptografia) Crono topo Dinâmica Interna da Civilização Escrita e Significado (Hieróglifos Estruturas Sócio-Políticas Ficções de Coerência Formas Culturais da História História do Significado Julgamento dos Mortos Literatura e Autorreflexão Ma'at (Justiça Conectiva) Memória Cultural Memórias (Construções Culturais/Mitológicas) Mensagens (Expressões Contemporâneas) O Divino e Religião Paradígmas Semânticos Perpetuação da Identidade Cultural Piedade Pessoal Poliarquia Resposta a Crises Sociedades Quentes e Frias Tempo Cíclico Tempo Linear Teocracia Teologia da Vontade Divina Vestígios (Arqueologia)