Aula sobre a História da Maçonaria.
001 – Apresentação da proposta de formação
002 – Introdução
003 – Iniciação
004 – Símbolos
005 – Origem
006 – História da Maçonaria.
007 – Organização política e social
008 – Ritual
009 – Esoterismo
010 – Filosofia
011 – Instruções
Novidade antes da aula:
A aula propriamente:
O texto abaixo aborda de modo mais resumido o que tratei na áudio aula.
Qualquer dúvida pode nos escrever para [email protected] ou [email protected]
Aula 006 – História da Maçonaria.
A história é uma disciplina
universitária. Sendo mais preciso, ela é considerada uma ciência ou campo
específico das chamadas ciências sociais, portanto, por mais que possamos falar
em história em sentido mais popular, temos que estar atento ao que é específico
dessa área de saber. Tal atenção é necessária exatamente para que não façamos “achismos”
sem notar que na verdade não passa de amadorismo querendo se passar por história.
universitária. Sendo mais preciso, ela é considerada uma ciência ou campo
específico das chamadas ciências sociais, portanto, por mais que possamos falar
em história em sentido mais popular, temos que estar atento ao que é específico
dessa área de saber. Tal atenção é necessária exatamente para que não façamos “achismos”
sem notar que na verdade não passa de amadorismo querendo se passar por história.
Essa chamada de atenção é fundamental
para se pensar o que é a história da maçonaria. Colecionar datas ou mesmo
disputar narrativas pode não nos levar a nada. O mais sensato será procurar
compreender os aspectos humanos que motivaram a constituição da sociedade no
geral e no específico da maçonaria. Compreender essas dinâmicas, que é claro
ocorreram em datas específicas, e transportá-las para nossos dias parece ser a
melhor empreitada. Se foi num dia de verão ou de inverno… serão detalhes que
devemos ir ajustando depois.
para se pensar o que é a história da maçonaria. Colecionar datas ou mesmo
disputar narrativas pode não nos levar a nada. O mais sensato será procurar
compreender os aspectos humanos que motivaram a constituição da sociedade no
geral e no específico da maçonaria. Compreender essas dinâmicas, que é claro
ocorreram em datas específicas, e transportá-las para nossos dias parece ser a
melhor empreitada. Se foi num dia de verão ou de inverno… serão detalhes que
devemos ir ajustando depois.
Seguindo o roteiro dessa Formação do
Aprendiz Maçom, que é da autoria do Prof. Dr. Medson Janer da Silva, procuramos
tratar dos temas da seguinte forma.
Aprendiz Maçom, que é da autoria do Prof. Dr. Medson Janer da Silva, procuramos
tratar dos temas da seguinte forma.
Resumidamente vamos a três tópicos da
história da Maçonaria. Como ela é no contexto da Europa? Depois, com ela se
desenvolveu e até massificou nos U.S.A.? E por fim, como a Maçonaria se faz
presente no Brasil.
história da Maçonaria. Como ela é no contexto da Europa? Depois, com ela se
desenvolveu e até massificou nos U.S.A.? E por fim, como a Maçonaria se faz
presente no Brasil.
Na áudio-aula abordamos nessa
estrutura de maneira um pouco mais ampla, comparado com esse breve texto. Aqui,
diremos apenas que na Europa a maçonaria caracteriza por ser discreta.
Considerando tanto as guerras religiosas, entre cristãos católicos e outros
ditos protestantes, como as guerras políticas, seja no contexto dos Países
Baixos (Holanda) ou Inglaterra ou na Revolução Francesa, a maçonaria constituída
por pessoas desses contextos participou em vários lados. Pelo nome maçonaria
nunca houve uma Instituição, mas várias. Em função dessas contradições a
maçonaria sempre foi uma peça e não a “peça” desse jogo social. Sendo, em dado
momento, uma inimiga da Igreja Católica, como de resto os protestantes.
estrutura de maneira um pouco mais ampla, comparado com esse breve texto. Aqui,
diremos apenas que na Europa a maçonaria caracteriza por ser discreta.
Considerando tanto as guerras religiosas, entre cristãos católicos e outros
ditos protestantes, como as guerras políticas, seja no contexto dos Países
Baixos (Holanda) ou Inglaterra ou na Revolução Francesa, a maçonaria constituída
por pessoas desses contextos participou em vários lados. Pelo nome maçonaria
nunca houve uma Instituição, mas várias. Em função dessas contradições a
maçonaria sempre foi uma peça e não a “peça” desse jogo social. Sendo, em dado
momento, uma inimiga da Igreja Católica, como de resto os protestantes.
A Maçonaria nesse cenário não era
pomposa. Funcionava em porões ou nos sótãos de “botecos” ou tavernas. Era e foi
uma atividade de maquinação de ideias que estava na base dos vários conflitos
religiosos da Europa. Vale lembrar, conflito entre “irmãos de fé”. Era cristão
contra cristão. O que contribui para nossa ideia de que havia várias maçonarias
e não aquela pomposa que ganhou força nos Estados Unidos da América do Norte.
Protagonista vitoriosa da Revolução Francesa e quase que a responsável pelo dístico
“fraternidade, liberdade e igualdade”.
pomposa. Funcionava em porões ou nos sótãos de “botecos” ou tavernas. Era e foi
uma atividade de maquinação de ideias que estava na base dos vários conflitos
religiosos da Europa. Vale lembrar, conflito entre “irmãos de fé”. Era cristão
contra cristão. O que contribui para nossa ideia de que havia várias maçonarias
e não aquela pomposa que ganhou força nos Estados Unidos da América do Norte.
Protagonista vitoriosa da Revolução Francesa e quase que a responsável pelo dístico
“fraternidade, liberdade e igualdade”.
Passando para os cristãos protestantes
da América do Norte, vulgo americanos (que desdenham as outras partes da
América de fato), a Maçonaria teve outra história. No Norte os protestantes não
viram problemas com essa sociabilidade. Talvez tinha em comum o desejo de
construir uma sociedade fora do julgo da Igreja Católica. “Uma nova terra”.
da América do Norte, vulgo americanos (que desdenham as outras partes da
América de fato), a Maçonaria teve outra história. No Norte os protestantes não
viram problemas com essa sociabilidade. Talvez tinha em comum o desejo de
construir uma sociedade fora do julgo da Igreja Católica. “Uma nova terra”.
O fato é que nos U.S.A. do Norte a
Maçonaria tornou algo público. Com famosos políticos aparecendo em público com
paramentos maçônicos, como edificações alusivas à Maçonaria, etc. Os “Templos”
maçônicos são maiores e são edificações destacadas. Queria se mostrar que era
maçom, e os prédios assim o faziam.
Maçonaria tornou algo público. Com famosos políticos aparecendo em público com
paramentos maçônicos, como edificações alusivas à Maçonaria, etc. Os “Templos”
maçônicos são maiores e são edificações destacadas. Queria se mostrar que era
maçom, e os prédios assim o faziam.
Não temos dúvida que aí ela ganhou
seu contorno mais apropriado para uma organização oriunda das ideias
iluministas. O cultivo do saber, da vida segundo a razão, das luzes. E tudo
isso as claras, pois pensar não pode ser um perigo, a não ser para os que
desejavam manter as pessoas ignorantes. Nesse contexto cultural, a maçonaria
ganharia contornos públicos e políticos jamais vistos no velho continente. E
foi promotora de uma cultura que hoje sem dúvidas é familiar a todos nós, até
mesmo aos que utilizam a internet para nos difamar. A liberdade de imprensa, a
liberdade de expressar ideias, etc., pode não ter sido bandeira exclusiva da
Maçonaria, mas documentalmente ela foi uma defensora de tais ideais.
seu contorno mais apropriado para uma organização oriunda das ideias
iluministas. O cultivo do saber, da vida segundo a razão, das luzes. E tudo
isso as claras, pois pensar não pode ser um perigo, a não ser para os que
desejavam manter as pessoas ignorantes. Nesse contexto cultural, a maçonaria
ganharia contornos públicos e políticos jamais vistos no velho continente. E
foi promotora de uma cultura que hoje sem dúvidas é familiar a todos nós, até
mesmo aos que utilizam a internet para nos difamar. A liberdade de imprensa, a
liberdade de expressar ideias, etc., pode não ter sido bandeira exclusiva da
Maçonaria, mas documentalmente ela foi uma defensora de tais ideais.
Desse contexto geral, chegamos ao
Brasil. Aqui a maçonaria ainda é marcada pelos dois modelos. Existem marcas dos
modelos oriundos da Europa e ao mesmo tempo do modelo Norte-americano. Como
veremos na próxima aula, temos organizações que seguem nomenclaturas e
estruturação funcional que teve origem na Europa, mas, por exemplo, adotou
cores e o desejo de ser algo mais “exibido” como nos U.S.A. do Norte.
Brasil. Aqui a maçonaria ainda é marcada pelos dois modelos. Existem marcas dos
modelos oriundos da Europa e ao mesmo tempo do modelo Norte-americano. Como
veremos na próxima aula, temos organizações que seguem nomenclaturas e
estruturação funcional que teve origem na Europa, mas, por exemplo, adotou
cores e o desejo de ser algo mais “exibido” como nos U.S.A. do Norte.