Psytrance e do dionisíaco

Psytrance e do dionisíaco
O termo dionisíaco vem do deus Grego Dionísio. Nietzsche utiliza tal figura para expressar o lado irracional da vida, as forças da natureza, a não razão e pura emoção. Psytrance é um estilo de música dita eletrônica, mas tem uma característica bem diferente dessas melodias de rádio, portanto, raramente tocam em rádios. 
O texto.

Talvez o lado erótico que emerge no psytrance, especialmente o full, seja a capacidade do som, da pulsão vibracional,  simular estados de consciência primários em nós. Assim, fixações do erotismo infantil, eclodem em modos regredidos. Deslocando a nós adultos do atual estágio, que detém todas as sobreposições da vida adulta/cultural, para posições infantis. 
Se esse efeito for de fato levado a cabo, devemos nos perguntar se assim ele tem aquela mesma função trágica advogada por Nietzsche, Wagner e Schopenhauer. 
Leonardo Boff, o teólogo, em seu livro “Saber Cuidar” menciona as “ondas de Schumann”. Uma onda descoberta pelo físico Schumann que vibra em todo planeta na medida de 8hz, na sua descoberta, e que hoje estaria em 12hz, dado as interferências das comunicações que utilizam a atmosfera como transporte de informação. (Wi-fi; 3G,etc) 
 A informação é a de que mamíferos precisam de tal onda, caso contrário desenvolve dissonância na pulsão do coração até chegar à arritmia cardíaca. Sendo, necessário simular tal onda em viagens espaciais e nas Estação Internacional. (além de ter que simular a gravidade por lá; caso contrário, expor o corpo humano por muito tempo a gravidade zero é uma catástrofe para tudo dentro de nós. ) 
Pois bem, sobre as ondas de Schumann tenho informação apenas de Boff, que cita outras bibliografias (Lembrando que Leonardo Boff é um renomado intelectual em várias áreas; sendo tradutor da obra de Jung para o Português)  
Sobre as “Rave” e toda a cadeia de música Psytrance (full, dark, progressive, etc… ) também tenho pouco acesso a literatura. Mas a fonte é a mesma que estuda, por exemplo, a produção sonora entre os índios da nação Yanomami e os monges do Tibet ou a música Tradicional Sufi, feita a partir de flauta de  bambu.
A promessa em todos esses lugares é única: promover um estado catártico, de purgação de ligação ao todo. E em termos de psicanálise, arrisco afirmar que o retorno ao útero, como lugar concreto dessa função com o todo. 

E nesse regresso, creio que outras fantasias são ativadas. Entre elas, as eróticas. 

No link um Psytrance full on


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo autoral!