Propósito da Academia Maçônica de Filosofia

Propósito da Academia Maçônica de Filosofia

Propósito da Academia Maçônica de Filosofia.

Prof. Me. Cídio Lopes de Almeida

Citação:

LOPES DE ALMEIDA, C. Propósito da Academia Maçônica de Filosofia: AMF3. 2010. (Coleção fragmentos) (Acessível em: http://amf3.com.br/proposito-da-academia-maconica-de)

 

Como nome e endereço quase fixo, já que ainda não contamos com lugar exclusivo e sim com o salão de nossa Loja, pretende-se com esse projeto de cultura promover a Filosofia.
Filosofia enquanto conhecimento que caracteriza ou fundamenta todo o modo de pensar dito ocidental. Esse aporte teórico que pretendemos navegar é exotérico e pode ser encontrado em um curso superior de Filosofia, enquanto uma carreira acadêmica do conhecimento.

A ideia de ser maçônica é pelo modo de confraria que se pretende dirigir os trabalhos, isto é, sendo radical na ideia de Filosofia como amor ao saber, o amor fraternal é sem dúvidas o melhor seio para se gestar ideias que não são meras divagações de um sedentário urbano.

A vida em comunidade nos revela a face do outro, como dirá Levinás, e isso implica que nosso conhecimento filosófico deva ser ético, antes de tudo.

Isto é um pouco do que é a AMF. Seus trabalhos consistem em leitura de obras e produção de reflexões filosóficas. Tradução de material sobre Maçonaria, especialmente produzidos em Francês e Alemão. Ensino de Filosofia fora dos espaços escolares, à moda das antigas confrarias da Grécia Clássica, na qual a amizade é o motor da boa conversa e da dialética socrática.

Nos próximos textos (post’s) vamos falar mais do que é uma Acadêmica Maçônica de Filosofia.
Há, ser crítica também é a marca das atividades.

(Texto editado em 2020. A ideia do projeto vem se lapidando, mas mantém o projeto de uma filosofia prática, vivida em perder a qualidade ou rigor da filosofia acadêmica.)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo autoral!