O mistério da Maçonaria

O mistério da Maçonaria
 

Espero com este texto não aguçar a curiosidade da massa sobre o que é Maçonaria. Aliás, acerca dos detratores da Ordem existe uma cadeia de absurdo que não se resolve. Mais parece com a problemática que o filósofo Platão teve que resolver no seu livro Timeu acerca da origem do cosmos, isto é, como explicar a origem do “criado” pelo “incriado”, já que vem sempre a pergunta: mas como surgiu o “incriado”. Ainda sobre as especulações do que é Maçonaria vale lembrar um paradoxo, isto é, uma questão que nunca tem solução. Vou tomar o paradoxo do mentiroso. Aquele que há a seguinte afirmação: “Eu falo a mentira”. Como resolver tal paradoxo? Enfim, não é tarefa fácil resolver. No nosso caso da Maçonaria o paradoxo ou a serie de causas absurda é: “Maçonaria não tem segredo”. Como que por curto circuito a massa clama: “eis o segredo dela”. Então tudo bem, vou revelar o segredo: “a Maçonaria é filosófica, filantrópica” A conclusão da massa novamente será: “é mentira, eles estão tentando ocultar o segrego”.

 

O grande segredo da Maçonaria também vende muitos livros. Este segredo, que não vou revelá-lo, trata-se de algo ligado a cultura e ao conhecimento. Em outros textos já dissertei para diferenciar “segredo” e “mistério”. Acerca do segredo, que também se tem alguns, são informações que não podem vir a público. Um banco ou uma embaixada tem vários. Os segredos da maçonaria são palavras muito simples e que o leitor, com um pouco de paciência, como muito bem no  diz o blog A Partir da Pedra Bruta*, o leitor irá encontrar na internet. De posse destas senhas você não irá a lugar  algum, pois não são relevantes em lugar algum e apenas remonta a uma tradição medieval.

 

O mistério é que é o mais importante. Porém é preciso advertir a qualquer leitor desavisado de que o culto ao mistério não é algo exclusivo da Maçonaria. Na tradição cristã, sobretudo dentro da Igreja Católica, é comum falarmos em “mistérios”. Existem os mistérios que são contemplados durante a oração do terço, o mistério pascal, o mistério que um São João da Cruz tanto convida como forma plena de comunhão com cristo.

Ainda sobre o mistério, qualquer Maçom que leu com atenção a última instrução do R.’.E.’.A.’.A.’. observará que se trato da insuperável cisão razão/ser nosso  mistério. Acerca desta questão, aliás, convido maçons e profanos a lerem a obra do filósofo Platão, Timeu, para poder observar qual foi a solução dada pela  ateniense. Se tomarmos a obra Crítica da Razão Pura do filósofo Imanuel Kant, (alemão de 1723 – 1804) também iremos ver isto de modo puramente filosófico que a “razão tem limites” e nunca poderá conhecer a coisa-em-si.

 

Portanto o mito do segredo maçônico é mais pela ignorância do que por um segredo escabroso. Ademais, convido a todos a lerem a obra de Kant, especialmente a Crítica da Razão Pura. Dado a dificuldade e exigência de leitura, vão logo dizer que ele é secreto. O que concordo, pois quantos já leram tal obra?

Um abraço a todos.


AMF

 

* http://a-partir-pedra.blogspot.com/2007/04/cinco-motivos-para-no-ser-maon.html

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo autoral!